Economia Azul

Parceria entre Iate Clube, Sebrae-CE e Athēná discute a criação da Rota dos Esportes Náuticos em Fortaleza

Por Marcelo Cabral - Em 12/08/2025 às 8:27 PM

Iate 2

Reunião no Iate Clube de Fortaleza aconteceu durante um almoço oferecido pelo comodoro Pompeu Vasconcelos – Fotos: Robyson Alves/Portal IN

O Iate Clube de Fortaleza foi palco, nesta terça-feira (12), de uma reunião estratégica que reuniu representantes do setor náutico, da iniciativa privada e do Sebrae Ceará para discutir a criação da Rota dos Esportes Náuticos na orla da capital cearense. Com 33 quilômetros de extensão, a proposta prevê projetos voltados ao empreendedorismo ligado às práticas náuticas, estimulando o turismo esportivo, a economia do mar e a gestão profissional de empresas do setor, com geração de empregos e fortalecimento de toda a cadeia produtiva relacionada ao oceano.

O superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, destacou a dimensão do potencial local e o foco na Capital. “Vamos começar trabalhando o empreendedorismo náutico em Fortaleza, com o esporte. Estamos conversando com empresas que atuam nesta área, como a escola Athēná Canoagem, sediada no Iate Clube. Temos um potencial irrefutável, pois só num primeiro levantamento realizado temos quase 100 escolas de várias práticas esportivas, como natação, canoagem, kitesurf, windsurf e muito mais”, ressalta.

Segundo Cartaxo, o esporte será o vetor do empreendedorismo, mas o alcance do projeto é mais amplo, abrangendo diferentes segmentos econômicos. “Vamos verificar todos os potenciais de desenvolvimento e, junto com os empreendedores, vamos formatar as maneiras de agir. Desde formalização de negócios, gestão empresarial, tendências de mercado, organização empresarial de cada território e muito mais”, afirma.

Turismo náutico

Iate

Joaquim Cartaxo, Ana Thereza, Pompeu Vasconcelos, Marina e Cláudio Matos no Iate Clube de Fortaleza

O encontro contou com as presenças do comodoro do Iate Clube de Fortaleza, Pompeu Vasconcelos, e dos conselheiros Totonho Laprovitera e Ana Thereza Matos, que apresentaram propostas para integrar o Iate Clube e a Athēná Canoagem ao roteiro turístico náutico de Fortaleza. As ideias incluem a formação de instrutores capacitados para atender turistas nacionais e estrangeiros; a promoção junto a operadores de turismo no Brasil e no exterior – incluindo o público de cruzeiros -, e a criação de pacotes que unam esporte, lazer e cultura.

“Enfatizamos junto ao Sebrae Ceará que o nosso objetivo é ampliar o impacto da canoagem e dos esportes náuticos em geral como experiências turísticas e educativas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Fortaleza e para o fortalecimento da economia azul”, declara Ana Thereza Matos, sócia da Athēná Canoagem.

O superintendente do Sebrae-CE lembrou ainda que a iniciativa deverá se inspirar em experiências de sucesso no Estado. “Será algo semelhante a outros projetos nos quais já atuamos no Ceará, como a Rota dos Ventos, no Litoral Oeste; a Rota das Emoções, envolvendo a região de Jericoacoara, o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranheses. E no nosso Litoral Leste temos a Rota das Falésias, que se inicia no Porto das Dunas e segue até o Icapuí”, completa Joaquim Cartaxo.

Whatsapp Image 2025 08 12 At 15.00.59

Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae-CE , foi recepcionado pelo comodoro do Iate Clube, Pompeu Vasconcelos

Mais notícias

Ver tudo de IN Business