DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Patriciana Rodrigues fala de sua trajetória e grandes desafios na rede Pague Menos

Por Marcelo - Em 08/03/2024 às 1:46 PM

O Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças (IBEF) no Ceará, por meio do IBEF Mulher CE, realizou nesta quinta-feira (7), no BS Design, o evento ‘Mulher executiva: Desafios e conquistas’, com a presidente do Conselho de Administração das Farmácias Pague Menos, Patriciana Rodrigues. Ela realizou um overview de seu trabalho dentro da rede fundada por seu pai, Deusmar Queirós, desde quando ainda era adolescente, até ocupar um dos cargos mais importantes da empresa familiar. A apresentação teve como mediadora a líder do IBEF Mulher CE, Myrian Saraiva e foi realizada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Destacou que no início dos anos 1990, assumiu o Departamento de Novos Negócios e participou ativamente do projeto que levou minilaboratórios de revelação de fotos da Kodak para as farmácias, que revelavam os antigos filmes em uma hora. Isso, ao seu ver, foi algo marcante e muito disruptivo para aquela época, assim como ser a primeira rede farmacêutica a ter cartões Private Label, em parceria com o Unibanco. Passou por outras áreas da empresa, e elogiou a sabedoria de seu pai em fazer isso com todos os filhos, para que entendessem como era o negócio da família.

Patriciana Rodrigues e falou sobre sua trajetória no evento comandado pela executiva Myrian Saraiva

E quando o projeto de expansão da rede, que já era forte na Região Nordeste, iniciou para outras regiões do Brasil, disse que foi um grande desafio para todos, mais ainda quando decidiu abrir o capital e fazer a sua oferta inicial de ações (IPO). “Controlar uma operação de varejo à distância demanda processos muito robustos, com uma estrutura de governança. A gente precisou começar a se comportar como quem tem sócios, pois quando faz o IPO, passar a ter centenas, milhares de sócios. Fizemos um primeiro passo, que foi uma parceria com o fundo de investimentos General Atlantic, que foca em três grandes áreas – saúde, tecnologia e educação -, vendendo 17% da Pague Menos para eles, no final de 2015, na certeza de que o outro passo seria o IPO”, afirma.

Insights

Essa parceria trouxe excelentes insights para a rede Pague Menos e isso foi uma chancela de que todos – ela e seus irmãos Mário, Carlos e Roselândia – estavam fazendo um bom trabalho. Mas todos passaram por uma processo de assessment realizado pelo General Atlantic, confirmando que os processos operacionais e de governança da Pague Menos estavam bem executados, e foi criado o Conselho de Administração, para melhorar ainda mais a gestão da empresa. Em 2020 foi realizado o IPO e o resultado tem sido muito satisfatório para a rede.

Patriciana Rodrigues tem orgulho de conhecer a empresa em detalhes 

“Mas foi um ano desafiador para a população mundial, não apenas para a Pague Menos, pois o IPO que ocorreu em setembro, no auge da pandemia de covid-19, e de forma virtual. “É muito difícil você convencer alguém a colocar milhões numa empresa, pelo Zoom, pois é difícil não olhar nos olhos, apertar a mão. Além disso, a B3 estava fechada e a Pague Menos construiu o pregão da B3 dentro da Pague Menos e cada uma das nossas lojas também teve a campainha, o estouro de confetes, o martelo. Então, uma coisa que seria maravilhosa, com o IPO na B3 foi ainda melhor, pois nesse novo formato, todos os nossos colaboradores puderam participar, e foi muito emocionante, pois no momento o segmento de saúde estava muito em evidência, e não havia como fazer testes de covid sem as 1.000 lojas da Pague Menos para isso. Fizemos mais de 2,5 milhões de testes nos primeiros 12 meses de pandemia. A gente se mostrou um agente muito importante dentro desse ecossistema de saúde e fizemos o IPO”, lembra Patriciana.

Casada com o empresário Davi Rodrigues, mãe de quatro filhos e avó de um neto, ela falou também ter sofrido alguns preconceitos em transações comerciais que participou efetivamente, mas soube driblar as adversidade e conquistou o respeito de executivos de grandes empresas nacionais e internacionais. Sobre o processo de aquisição da Extrafarma, que transformou a Pague Menos na segunda maior rede de farmácias do Brasil, com cerca de 25 mil colaboradores em todo o Brasil e mais de 1.600 lojas, disse que está sendo bastante positiva para a rede cearense.

“A Pague Menos sempre esteve muito atenta às oportunidades. Tínhamos um histórico de crescimento e expansão de forma orgânica, mas com a oportunidade de aquisição da Extrafarma, que era uma rede com presença em estados importantes do Nordeste, vimos nessa aquisição uma oportunidade de consolidar ainda mais a nossa posição na região. E desde a compra temos trabalhado fortemente na integração e captura de sinergias. Tanto que apresentamos no quarto trimestre resultados bem fortes com relação a isso. Temos analisado que a marca Extrafarma é muito forte em várias regiões. Então, onde a gente entende que aumentaremos a captura de sinergias transformando a bandeira Extrafarma em Pague Menos, realizamos isso e, eventualmente, em algum micromercado que a Extrafarma tenha representatividade fizer sentido transformar uma Pague Menos em Extrafarma, assim o faremos, sempre com o objetivo de maximizar os resultados e atender cada vez melhor os nossos clientes, levando saúde de qualidade para todos os brasileiros”, completa Patriciana Rodrigues.

Engajamento

Ives Castelo Branco destacou a importância da mulher nas empresas

O presidente do IBEF Ceará, Ives Castelo Branco, ressaltou que a palestra de Patriciana Rodrigues foi muito relevante e uma escolha perfeita da líder do IBEF Mulher CE, Myrian Saraiva. “Ela (Patriciana) contou todos os desafios e conquistas durante sua trajetória, até chegar ao posto que tem hoje na empresa. Sendo uma empresa familiar, teve que se desenvolver para alcançar isso. E a importância da mulher ocupando esses cargos de liderança. “O IBEF Mulher CE vem se desenvolvendo bastante, existe desde 2017, e desde 2022 temos mais de 50% desse público formado por mulheres. Isso não só no Ceará, mas também no Brasil, onde várias mulheres ocupam os principais cargos na gestão das empresas. O Grupo Guanabara prestigia muito isso. O Expresso Guanabara tem várias mulheres à frente da gestão. No Banco Gianabara, além de uma acionista, temos uma diretora, e no IBEF Ceará temos impulsionado a presença desse público, pois além da competência elas trazem muita força, o que é importante para a gestão das empresas”, salienta Ives Castelo Branco.

Ives Castelo Branco, Thaís Catani, Renata Santiago e Aline Lima durante o evento realizado no BS Design

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business