LEVANTAMENTO EM FORTALEZA

Pesquisa aponta redução do total de consumidores com dívidas em atraso

Por Marcelo - Em 19/07/2023 às 2:57 PM

Pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza realizada pelo Sistema Fecomércio Ceará, referente ao bimestre julho/agosto de 2023,  revela que 76,1% dos consumidores da capital cearense estão endividados. O percentual apresenta um aumento de 3,2 pontos percentuais em relação ao resultado do bimestre anterior (72,9%), e ligeiramente acima do índice observado no mesmo período do ano passado (75,9%). Falhas na execução do orçamento familiar e o aumento dos gastos essenciais foram os fatores que mais contribuíram para essa situação.

Endividamento do consumidor é gerada pelo desequilíbrio financeiro

A proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso teve redução de 2,2 pontos percentuais, passando de 24,6%, no bimestre maio/junho, para 22,4% no atual período. As dificuldades em honrar os compromissos financeiros afetam mais os homens (23,8%) e os consumidores do estrato com idade entre 25 e 34 anos (25,0%).

O tempo médio de atraso é de 74 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro, citado por 48,9% dos entrevistados. O segundo motivo mais mencionado é a necessidade de se adiar o pagamento, para uso dos recursos em outras finalidades, com 43,3% das respostas, seguido da contestação das obrigações (8,4%) e da perda de prazo por esquecimento (7,7%).

A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento. Dos fatores que os consumidores consideram que mais contribuem para a problemática listam-se: falta de orçamento e controle dos gastos, com 53% das respostas; aumento dos gastos considerados essenciais (25,1%); redução dos rendimentos (17,7%); compras por impulso ou além do necessário (17,3%); gastos imprevistos (15,8%) e o desemprego, com 13,1%. (Ascom Sesc)

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