RECONHECIMENTO

Pesquisas sobre disparidade de gênero rendem Nobel de Economia à norte-americana Claudia Goldin

Por Redação - Em 09/10/2023 às 9:53 AM

Economista Norte Americana Claudia Goldin, Vencedora Do Prêmio Nobel De Economia

Claudia Goldin é a terceira mulher a ganhar o Nobel de Economia. A pesquisadora, que foi a primeira mulher titular do Departamento de Economia de Harvard, em 1990

A Academia Real de Ciências da Suécia informou, nesta segunda-feira (9), que Prêmio Nobel de Economia de 2023 foi concedido à historiadora econômica norte-americana Claudia Goldin por seu trabalho sobre desigualdade de gêneros.

“A laureada deste ano em Ciências Econômicas, Claudia Goldin, forneceu o primeiro relato abrangente dos ganhos e da participação das mulheres no mercado de trabalho ao longo dos séculos. Sua pesquisa revela as causas da mudança, bem como as principais fontes da disparidade de gênero remanescente”, diz o comunicado da Academia.

Claudia Goldin é a terceira mulher a ganhar o Nobel de Economia. A pesquisadora, que foi a primeira mulher titular do Departamento de Economia de Harvard, em 1990.

A premiada é autora do livro Understanding the Gender Gap: An Economic History of American Women (Entendendo a Disparidade de Gênero: Uma História Econômica das Mulheres Norte-Americanas, em tradução livre). Ela também realizou estudos a respeito do impacto da pílula anticoncepcional nas decisões de carreira e casamento das mulheres e dos motivos pelos quais as mulheres são hoje a maioria dos estudantes de graduação, dentre outros.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business