campo de Búzios
Petrobras contrata nova plataforma FPSO P-91 para ampliar exportação de gás no pré-sal
Por Redação - Em 03/10/2025 às 5:04 PM

O navio-plataforma atuará como um hub de exportação de gás natural FOTO: Agência Petrobras
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (3) o início da contratação do FPSO P-91, que será a 12ª unidade de produção no campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. O navio-plataforma atuará como um hub de exportação de gás natural, reforçando a capacidade do campo, que em agosto foi o maior produtor de petróleo do país.
O contrato será firmado no modelo BOT (Build-Operate-Transfer), no qual a empresa contratada ficará responsável pelo projeto, construção, montagem e operação do ativo por um período determinado, transferindo posteriormente a gestão para a Petrobras.
Além de processar sua própria produção, o FPSO P-91 terá tecnologia para exportar o gás de outras plataformas de Búzios que não foram projetadas originalmente com essa função. A estratégia permitirá ampliar o aproveitamento do insumo e aumentar a oferta de gás natural ao mercado brasileiro.
O volume escoado será transportado pelo gasoduto Rota 3 até o Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí (RJ), reforçando a infraestrutura de abastecimento no país.
Mais notícias
escala 6x1




























