TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Petrobras e BNDES aceleram estratégia para minerais críticos

Por Redação - Em 22/06/2026 às 2:03 PM

Lítio, Mineração, Minerais Críticos Foto Gil Leonardi Agência Minas

A cooperação reforça a estratégia do governo federal de posicionar o Brasil como protagonista no mercado de minerais críticos FOTO: Gil Leonardi/Agência Minas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Petrobras firmaram um protocolo de intenções para desenvolver iniciativas conjuntas de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltadas aos minerais críticos e estratégicos. A parceria busca identificar oportunidades capazes de fortalecer cadeias produtivas ligadas à transição energética e ao setor de óleo e gás, considerado um dos pilares da economia brasileira.

O acordo prevê o compartilhamento de informações técnicas, estudos e análises sobre gargalos tecnológicos e produtivos envolvendo minerais essenciais para a fabricação de baterias, equipamentos de geração de energia renovável, veículos elétricos e outras tecnologias de baixo carbono. A expectativa é que a cooperação contribua para ampliar a competitividade do Brasil em um mercado cada vez mais estratégico no cenário global.

A iniciativa foi assinada durante as comemorações dos 74 anos do BNDES, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente do banco, Aloizio Mercadante, e da presidente da Petrobras, Magda Chambriard. Segundo Mercadante, o entendimento representa um passo importante para acelerar o desenvolvimento tecnológico nacional e ampliar o conhecimento sobre recursos minerais considerados fundamentais para a descarbonização da economia.

O protocolo também poderá servir de base para futuras parcerias com outras empresas do setor mineral. A intenção do BNDES é integrar diferentes competências técnicas e científicas para estimular investimentos, agregar valor à produção nacional e reduzir a dependência externa em cadeias consideradas estratégicas para o futuro da indústria brasileira.

A cooperação reforça a estratégia do governo federal de posicionar o Brasil como protagonista no mercado de minerais críticos, aproveitando o potencial geológico do país para atrair investimentos em inovação, processamento industrial e desenvolvimento de tecnologias voltadas à transição energética.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business