resposta ao MME

Petrobras mantém venda da Lubnor e de demais ativos com contratos assinados

Por Redação - Em 17/03/2023 às 4:17 PM

Lubnor Foto Petrobras

Localizada no Ceará, a Lubnor está sendo negociada com a Grepar Participações

A Petrobras informou nesta sexta-feira (17) não ver razões para a venda de ativos com contratos já assinados, situação que inclui a Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), localizada no Ceará, que está sendo negociada com a Grepar Participações.

O anúncio feito pela estatal é uma resposta à decisão do Ministério de Minas e Energia (MME), anunciada no início deste mês, que determinou a suspensão da venda de ativos da empresa até a análise pela diretoria. A continuidade dos processos já assinados depende do aval do conselho de administração da Petrobras.

“Procedemos o estudo preliminar sobre os processos de desinvestimentos em curso e, até o momento, não verificamos fundamentos pelos quais os projetos em que já houve contratos assinados (signing) devam ser suspensos”, diz a companhia.

Além da Lubnor, a lista de ativos com contratos assinados também inclui campos terrestres de petróleo no Rio Grande do Norte, negociados com a 3R Petroleum; campos terrestres no Espírito Santo, negociados com a Seacrest; e campos marítimos no litoral capixaba, negociados com a BW.

Nesses casos, a conclusão do processo depende de aval de órgãos reguladores.

Durante sua campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu rever o processo de vendas de ativos da estatal, que foi acelerado durante o governo Jair Bolsonaro (PL), contribuindo para a distribuição recorde de dividendos no período.

Conforme o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), as gestões bolsonaristas na estatal fecharam 64 operações, com valor total de US$ 33,9 bilhões (R$ 178 bilhões, pelo câmbio atual).

Asfalto

Segundo a Petrobras, a Lubnor é uma das líderes na produção de asfalto no Brasil, sendo responsável por cerca de 10% da produção de asfalto no País. O empreendimento também produz lubrificantes naftênicos, um produto próprio para usos nobres, tais como, isolante térmico para transformadores de alta voltagem, amortecedores para veículos e equipamentos pneumáticos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business