ACIMA DA MÉDIA DO PAÍS

PIB da construção civil registra expansão de 9,5% no primeiro semestre deste ano

Por Marcelo - Em 01/09/2022 às 6:05 PM

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta desta quinta-feira (1º) os dados do Produto Interno Bruto do Brasil. Os resultados apontam que o PIB da construção civil registrou um crescimento 9,5% no primeiro semestre deste ano, em relação a igual período de 2021, enquanto o Brasil cresceu 2,5% neste mesmo intervalo.

PIB da construção civil teve crescimento acima da média nacional                    Foto: Divulgação

Na avaliação do segundo trimestre, o PIB do setor teve alta de 2,7% sobre o trimestre anterior, enquanto o crescimento da economia nacional foi de 1,2% no período. Na comparação do segundo trimestre deste ano, com igual período de 2021, o crescimento foi de 9,9% na construção, enquanto o País, nesta mesma base comparativa, cresceu 3,2%.

De acordo com o presidente do Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon-CE), as pessoas estão procurando adquirir a casa própria para fugir do aluguel. “Apesar dos juros estarem altos, a demanda da construção civil continua elevada. A Caixa Econômica Federal ajuda a minimizar a alta dessas taxas, com percentuais atrativos para estimular o mercado. E isso favorece diretamente o desempenho das construtoras”, destacou Patriolino Dias de Sousa.

Patriolino Dias acredita em uma expansão de 10% no setor da construção, este ano

Ele ressaltou, ainda, que as empresas estão realizando lançamentos, em todo o território nacional e, no Ceará não poderia ser diferente, o que favorece a geração de empregos e renda. “Acreditamos que deveremos crescer cerca de 10% na criação de novos postos de trabalho aqui em nosso Estado. Afinal, a construção é um locomotiva que puxa diversos segmentos produtivos – como cimento, tijolos, vidros, cerâmicas, madeira, e até mesmo móveis e eletrodomésticos – e estimula a economia como um todo”, afirmou Patriolino Dias.

Alavancando

O presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz França, destaca que o PIB da construção está ajudando a puxar a alta do PIB brasileiro. “O resultado mostra que o setor da construção, mais uma vez, teve papel decisivo no processo de recuperação econômica do País. Os números também sinalizam que o nível de atividades do segmento continua se expandindo, o que também está refletindo no mercado de trabalho da construção civil”, disse o executivo.

A construção civil tem a particularidade de ser um setor que puxa fortemente o PIB brasileiro para cima e emprega muito. Isso contribui para que o desemprego no Brasil continue caindo”, finalizou Luiz França. Ele lembrou, ainda, que o índice de desemprego, que chegou a 14,8% em 2021, caiu para 9,1% em julho deste ano, considerando que a construção civil foi a responsável pela geração de 15% dos empregos formais abertos este ano.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business