
Pagamentos Digitais
Pix deve assumir liderança no e-commerce brasileiro em 2025
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 24/03/2025 às 6:00 AM

Seguindo pesquisa da Ebanx, os brasileiros vão preferir pix a cartões para pagar por compras on-line Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
O Pix está prestes a se tornar o principal método de pagamento no comércio eletrônico brasileiro, ultrapassando os cartões de crédito já em 2025. A fintech de pagamentos Ebanx revisou sua previsão inicial, que apontava esse marco apenas para depois de 2026, destacando a rápida adesão à ferramenta no último ano.
Dados do relatório “Beyond Borders 2025” (Além-Fronteiras 2025 na tradução direta) , produzido com base em informações da empresa de serviços Inteligência de Mercado de Pagamentos e Comércio (PCMI na sigla em inglês), mostram que as transações via Pix são mais rápidas e econômicas, além de proporcionarem liquidação quase imediata aos vendedores. De acordo com a Ebanx, as transações Pix têm custo médio de 0,22% por operação, enquanto os cartões de crédito chegam a 2,2%, conforme estudo do Banco de Compensações Internacionais (BIS na sigla em inglês) de 2022.
Atualmente, o uso do Pix no comércio digital concentra-se em serviços como varejo online, educação, taxas governamentais e apostas esportivas, segmentos que lideram o setor no Brasil. O relatório também aponta sua presença crescente em viagens e aplicativos de transporte, onde oferece vantagens como descontos e substitui o dinheiro em pagamentos de baixo valor.
Pix automático
A chegada do Pix Automático promete transformar ainda mais o cenário. Com uma base de clientes estimada em 20% dos usuários de pagamentos móveis que não possuem cartão de crédito, a novidade pode movimentar cerca de US$ 30 bilhões no e-commerce até 2027, segundo a análise da fintech.
“O Pix Automático vai revolucionar o mercado, abrindo novas possibilidades e casos de uso ainda inimagináveis”, prevê Leandro Carmo, diretor regional do Brasil no Ebanx.
Na avaliação sua avaliação, a previsão reafirma o potencial do Pix como ferramenta-chave no crescimento do comércio eletrônico brasileiro, consolidando sua posição de destaque entre os métodos de pagamento no país.
Mais notícias


Música Urbana
