DESEMPENHO EM DESTAQUE

Porto do Pecém bate recorde histórico de movimentação em agosto e dá início à temporada de exportação de frutas

Por Marcelo - Última Atualização 5 de setembro de 2021

Agosto foi um mês histórico para o Porto do Pecém, ao atingir a movimentação recorde de 2.161.715 toneladas (t), representando um crescimento de 33% em relação a julho. É a primeira vez que o terminal portuário cearense supera a marca de 2 milhões de toneladas movimentadas num único mês, desde que foi inaugurado em março de 2002. O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (3).

Até então, a maior movimentação mensal havia sido registrada em outubro de 2019, quando foram movimentadas 1.859.970 toneladas. O resultado obtido no oitavo mês deste ano comprova a expectativa de retomada do crescimento nas movimentações portuárias. Na comparação com agosto de 2020, somente os desembarques cresceram 80% (1.442.747 toneladas) e os embarques obtiveram 51% (718.969 toneladas) de expansão.

Exportação de frutas foi iniciada na noite de ontem e prosseguiu hoje              Foto: Divulgação

“Esse é um resultado que foi construído por profissionais extremamente dedicados porque, mesmo em meio a uma pandemia, nosso time operacional não cruzou os braços um único dia. Talvez poucas pessoas saibam que o Porto do Pecém funciona 24 horas, todos os dias da semana. E essa disponibilidade em servir, como sempre nos orienta o governador Camilo Santana, fez e faz a diferença na logística do Ceará e do Brasil. É uma marca histórica que nos motiva ainda mais”, afirmou Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém.

No acumulado deste ano – janeiro a agosto -, a movimentação no Porto do Pecém é de 13.821.259 toneladas, o que representa um crescimento de 32% sobre o mesmo período de 2020, quando foram movimentadas 10.491.704 toneladas.

Frutas para o exterior

O Portuário do Pecém reiniciou na noite de ontem, o serviço de exportação da safra de frutas frescas produzidas no Nordeste brasileiro. Pouco antes das 20 horas o navio MSC Caterina atracou no Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) para carregar melões, mangas e uvas em direção à Europa.

No primeiro embarque estão sendo enviados aproximadamente 260 contêineres refrigerados (reefers) para o continente europeu através da linha NWC, operada pela Mediterranean Shipping Company e que cobre sete portos europeus: Roterdã; Londres; Bremerhaven; Hamburgo; Antuérpia; Le Havre e Sines.

Danilo Serpa comemorou os resultados obtidos pelo terminal portuário cearense

As frutas embarcadas no Porto do Pecém são oriundas de 40 produtores localizados nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia, mais especificamente no Vale do Rio São Francisco. São 15 grupos produtores de melão e outros 35 de manga e uva, frutas que em alguns casos chegam a ser colhidas horas antes do embarque no terminal cearense.

“O embarque de frutas é uma das principais operações do Porto do Pecém. Saindo daqui, as frutas produzidas no Nordeste chegam mais rapidamente aos Estados Unidos e à Europa. Por isso, a simples manutenção desse serviço, em meio a uma pandemia, já é motivo de celebração para todos nós que estamos envolvidos nesse processo importante para a fruticultura brasileira”, enfatizou Danilo Serpa.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business