OPERAÇÃO EM 2026

Portocem dá mais um passo para implantação de termelétrica de R$ 4,7 bi no Ceará

Por Redação - Em 01/03/2023 às 5:56 PM

A Portocem Geração de Energia S.A deu mais um passo para a concretização de um investimento de R$ 4,7 bilhões destinado à construção da Usina Termelétrica de Energia (UTE) Portocem, na Zona de Processamento e Exportação do Ceará (ZPE Ceará). A companhia assinou contrato de engenharia, aquisição e construção (EPC) com um consórcio formado pela CONSAG e a Mitsubishi Power para a implantação da usina, que deverá entrar em operação em 1º de julho de 2026.

Assinaturacontratoepc

O contrato entre a Portocem Geração de Energia S.A e o consórcio formado pela CONSAG e a Mitsubishi Power foi assinado no último dia 21 de fevereiro

Pelo contrato, a Mitsubishi Power ficará responsável pelo fornecimento das turbinas a gás M501JAC e a CONSAG será responsável pelo desenvolvimento dos projetos básico, executivo, obras civis, fornecimento do Balance of Plant (BOP) e das utilidades, montagem eletromecânica e comissionamento da Usina, além de ser responsável pela implantação da linha de transmissão e subestações.

“Estamos felizes com essa parceria. A Portocem selecionou equipamentos de classe mundial ao escolher a Mitsubishi Power e uma construtora com larga experiência na construção deste tipo de empreendimento – CONSAG, que nos ajudarão a transformar a região em um importante hub de gás natural na América Latina, atraindo diversos outros investimentos sustentáveis”, afirma Ronan Dias, CEO da Portocem.

Geração de empregos

A construção da UTE Portocem deverá gerar cerca de 1.700 empregos diretos.Estão previstas obras de implantação, que englobam a construção de estruturas, além da montagem dos equipamentos elétricos e mecânicos.

Após a entrada em operação, o empreendimento também ofertará oportunidades de emprego em funções técnicas, demandando  profissionais especializados e operadores/mantenedores.

Leilão

A UTE Portocem foi a maior vencedora do 1º Leilão de Reserva de Capacidade de Potência (CRCAP), realizado em 21 de dezembro de 2021 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Com capacidade de 1.572 MW, o empreendimento dará mais segurança Sistema Interligado Nacional (SNI), operando nos momentos de baixo nível de água nos reservatórios das hidrelétricas, baixa velocidade de ventos (que prejudica a geração eólica) e baixa intensidade de sol (geração fotovoltaica).

“A UTE Portocem fez parte do primeiro leilão de capacidade do Brasil, tornando-o um projeto histórico, que também está posicionando o país para uma transição energética equilibrada que garante confiabilidade para a rede nacional”, destaca o vice-presidente de Vendas para a América do Sul da Mitsubishi Power, Eric Shigetomi.

Para Daniel Breanza, diretor de Negócios da CONSAG, empresa do Grupo Andrade Gutierrez, “a construção da Usina Termelétrica Portocem, em parceria com a Portocem e a Mitsubishi Power, é um importante marco para a história da CONSAG, reforçando a posição do grupo como um grande player no setor de energia e infraestrutura no Brasil e no mundo”.

Saiba mais

A usina termelétrica é um projeto greenfield, composta por 4 turbinas a gás Mitsubishi M501JAC em ciclo simples, alimentadas por gás natural. O empreendimento será implantado na ZPE Ceará, no município de Caucaia, a 50 km ao noroeste da capital Fortaleza, e será interligado ao Sistema Interligado Nacional por meio da subestação de Pecém II 500 kV, com uma Linha de Transmissão de 6 km.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business