REUNIÃO NA CNT

Presidente do Setcarce participa de debate sobre diesel verde em Brasília

Por Marcelo - Em 18/06/2024 às 1:39 PM

Os presidentes do Setcarce, Marcelo Maranhão, e da Fetranslog Nordeste, Arlan Rodrigues, estiveram na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), onde participaram  da Reunião Ordinária da Seção II do Transporte Rodoviário de Cargas da entidade. O encontro foi realizado nesta terça-feira (18), em Brasília.

Arlan Rodrigues e Marcelo Maranhão debateram o novo diesel verde

Durante a reunião, um dos principais assuntos tratados foi sobre a utilização do combustível verde, que tem uma importância fundamental para o desenvolvimento ambiental do setor de transporte rodoviário de cargas. Trata-se do Programa Nacional de Diesel Verde (PNDV), que define a participação volumétrica obrigatória em até 3,0% no óleo diesel utilizado nos caminhões, até 2037.

O dirigente cearense destacou que o diesel verde é uma nova versão do biodiesel, que vai utilizar o Hidrogênio Verde (H²V) para promover uma limpeza de todas as impurezas que estão presentes, atualmente, no biodiesel, e que acabam trazendo uma série de problemas para os motores dos caminhões mais modernos, que possuem mais eletrônica embarcada.

“Trata-se de um novo processo de produção de diesel, utilizando o Hidrogênio Verde, por isso a nova classificação de Diesel Verde. Estamos pegando mais detalhes sobre essa questão, para promovermos um amplo debate com as empresas e podermos oferecer sugestões sobre essa nova opção de combustível de baixo carbono”, afirma Marcelo Maranhão.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business