31.316 QUEIXAS

Reclamações contra planos de saúde caem 10,4% em agosto, informa ANS

Por Redação - Em 10/09/2024 às 10:27 AM

Ans Suspende A Comercialização De 19 Planos De Saúde

No acumulado de 2024, foram registradas 258.479 reclamações, um aumento de 13,68%

As reclamações de usuários de planos de saúde chegaram a 31.316 em agosto deste ano, representando uma redução de 10,45% em relação às 34.970 reclamações registradas em julho, o maior número do ano até então e o terceiro maior da série histórica da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Apesar da queda mensal, houve um aumento de 6,31% nas reclamações em comparação com agosto de 2023.

No acumulado de 2024, foram registradas 258.479 reclamações, um aumento de 13,68% em relação às 227.363 reclamações registradas no mesmo período de 2023. Este número já supera o total de reclamações de todo o ano de 2021, que foi de 188.334.

O cálculo é baseado nas Notificações de Intermediação Preliminar (NIP), classificadas como reclamações pela ANS. As NIPs são usadas para intermediar e solucionar conflitos entre consumidores e prestadores de serviços antes que se transformem em disputas judiciais.

Entre as principais operadoras com reclamações destacam-se:

  1. Bradesco Saúde: 3.402 reclamações.
  2. Unimed do Estado do Rio de Janeiro: 3.184 reclamações.
  3. NotreDame Intermédica (agora parte da Hapvida): 2.705 reclamações.
  4. Amil: Quarta posição com 2.250 reclamações.
  5. SulAmérica (Rede D’Or): 2.151 reclamações.
  6. Hapvida: 1.710 reclamações.
  7. Unimed Nacional: 1.307 reclamações.
  8. Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil: 571 reclamações.
  9. Unimed Belo Horizonte: 503 reclamações.
  10. Prevent Sênior: 424 reclamações.

Na comparação anual, o Bradesco Saúde lidera com 29.594 reclamações, seguido por NotreDame Intermédica com 24.316 e Unimed Rio de Janeiro com 10.917 reclamações.

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