POTENCIALIDADES CEARENSES

Ricardo Cavalcante apresenta o Hub de H2V para o ministro Onyx Lorenzoni

Por Marcelo - Em 15/02/2022 às 9:20 PM

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, recebeu nesta terça-feira (15) na Casa da Indústria, o ministro do Trabalho e Previdência Onyx Lorenzoni, para discutir assuntos estratégicos visando o fortalecimento da indústria regional.

Onyx Lorenzoni durante reunião na FIEC com empresários cearenses               Foto: Divulgação 

Durante o encontro, Cavalcante apresentou ainda o projeto do Hub do Hidrogênio Verde (H2V), que está em fase de implementação no Complexo do Pecém, em parceria com o Governo do Ceará, considerado uma das matrizes energéticas mundiais que irá contribuir no processo de descarbonização do planeta.

Também estiveram presentes na solenidade os presidentes do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt e da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares; o superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Ceará, Fábio Zech, e Sérgio Lopes, superintendente de Relações Institucionais da FIEC.

“Fico muito feliz em receber o ministro Onyx e discutir ações para o fortalecimento da indústria do Ceará, do Nordeste e do Brasil. Aqui apresentei ainda o Hub do Hidrogênio Verde. O Nordeste brasileiro é considerado a OPEP do H2V e a complementaridade de energia solar e eólica nos coloca em local de destaque mundial. O Ceará saiu à frente com a assinatura de diversos memorandos, celebrados entre o Governo do Ceará e grandes empresas internacionais”, declarou Ricardo Cavalcante.

O Hidrogênio Verde é uma energia limpa obtida através da eletrólise, a partir de fontes renováveis como a energia eólica e solar, sem a emissão de carbono, o que possibilita a descarbonização do planeta. O Nordeste brasileiro é visto como uma das regiões mais promissoras do planeta para a sua produção, de acordo com relatório da Bloomberg, e poderá aplicar a produção energética, como a da exportação de energia e amônia verde, bem como implantar no mercado local.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business