JUSTA HONRARIA EM 2022

Ricardo Cavalcante e Cid Gomes são agraciados com a Medalha da Abolição

Por Marcelo - Em 26/03/2022 às 12:11 PM

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, foi um dos agraciados com a Medalha da Abolição, entregue em concorrida solenidade realizada na noite desta sexta-feira (25). Ele recebeu a maior honraria concedida pelo Governo do Ceará das mãos do governador Camilo Santana. Neste ano, o evento realizado no Palácio da Abolição celebrou as edições dos anos de 2020, 2021 e 2022.

Izolda Cela, Ricardo Cavalcante e Camilo Santana durante a cerimônia                Foto: Portal IN

A honraria representa o reconhecimento dos esforços do gestor da FIEC em prol do combate à pandemia, nas ações de fortalecimento da indústria cearense e no protagonismo na implementação do Hub do Hidrogênio Verde. “Me sinto ao mesmo tempo honrado e orgulhoso por tão nobre reconhecimento. Divido essa homenagem com toda a classe industrial do Estado, que, com muito trabalho, inteligência e determinação, se uniu para combatermos a pandemia e salvar vidas. Graças a essa união, superamos essa crise e temos conseguido firmar a marca do Ceará no mercado nacional e internacional”, declarou Ricardo Cavalcante.

Participaram do evento, ainda, a vice-governadora Izolda Cela; o prefeito José Sarto; o vice-prefeito, Élcio Batista; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; os ex-presidentes da FIEC Beto Studart e Roberto Macêdo; o ex-governador Ciro Gomes; diversos empresários integrantes da diretoria da FIEC, além de outras autoridades estaduais e federais. O presidente da FIEC agradeceu ao amigo e governador Camilo Santana, pelo apoio e parceria constante nessa jornada desafiadora. “A sua obstinação, respeito ao que é público, espírito de liderança e capacidade de articulação político-institucional, nos anima a seguir acreditando que, juntos, conseguiremos fazer do Ceará um celeiro de oportunidades”, ressaltou Cavalcante.

O chefe do Executivo estadual disse que o presidente da FIEC é um dos grandes parceiros do Ceará, não apenas na concepção do Elmo, mas em toda a caminhada em prol do desenvolvimento econômico e social cearense. “O presidente Ricardo sempre esteve à frente das principais ideias e medidas na jornada por um Ceará mais competitivo e justo. O Ricardo enobrece entidade e seus antecessores. A maneira austera e decidida que conduziu a FIEC, em meio às dificuldades que a pandemia impôs ao setor, são provas do caráter e do grande homem público que é Ricardo Cavalcante. A você Ricardo, meu grande obrigado”, completou Camilo Santana.

Senador Cid Gomes com os filhos Mateus, Carolina e Pedro, e a esposa Maria Célia

Nesta edição da Medalha da Abolição também receberam a comenda Socorro França (2020), secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS); Expedito Seleiro (2020), Mestre da Cultura e Artista; Tom Cavalcante (2020), humorista; Capacete Elmo (2021); Nailde Pinheiro (2021), presidente do Tribunal de Justiça do Ceará; Preto Zezé (2021), presidente da CUFA; Amandinha, jogadora de Futebol de Salão (2022), e o ex-governador e senador Cid Ferreira Gomes (2022).

Com uma trabalho atuante no Senado Federal, visando trazer inúmeras melhorias para o Ceará, o senador Cid Gomes também recebeu a honraria. “A Medalha da Abolição reflete o pioneirismo do Ceará, que aboliu a escravidão antes do Brasil. E destaco: não me acho merecedor de homenagens, mas credor, sobretudo do povo cearense. Agradeço também à amizade, respeito e lealdade do governador Camilo Santana, responsável pela minha indicação. Orgulho e alegria em receber a Medalha da Abolição”, salientou Cid, em suas redes sociais.

Atuação forte

Dentre as principais ações promovidas por Ricardo Cavalcante, no comando da FIEC, estão o desenvolvimento do capacete de respiração assistida Elmo em tempo recorde, em parceria com o Governo do Ceará, UFC, Unifor e Esmaltec; doação de mais mil capacetes Elmos para hospitais públicos cearenses; doação de 300 leitos de UTI, em parceria com industriais; conserto de 379 respiradores pulmonares; doação de mais de 200 toneladas de alimentos, para mais de 20 mil famílias afetadas pela Covid-19, além de de mais de 1,2 milhão de EPIs e aventais; implantação do Centro de Manutenção de Ventiladores Mecânicos Pulmonar; captação de insumos para o combate à pandemia (cilindros de oxigênio, bombas de infusão, face shields, álcool, máscaras, câmaras de desinfecção, respiradores mecânicos, e muito mais.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business