INDÚSTRIAS SUSTENTÁVEIS

Ricardo Cavalcante entrega o Selo ESG-FIEC para a Durametal e a Naturágua

Por Marcelo - Em 19/02/2024 às 1:05 PM

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizou nesta segunda-feira (19), a entrega a duas empresas do Ceará – Durametal e Naturágua – do Selo ESG-FIEC Indústria Sustentável, que garante que elas estão implementando as melhores práticas de ambientais, sociais e de governança corporativa no seu dia a dia. A premiação é certificada pelo Bureau Veritas, órgão certificador internacional, que conduziu o rigoroso processo de auditoria.

Felipe Gurgel, Ricardo Cavalcante e Aline Telles, com os certificados

De acordo com o empresário Fernando Cirino Gurgel, que junto com o sócio Adérido Praça, realizou o redesenho de negócios da Metaneide e em 1996 criou a Durametal, o Selo ESG-FIEC é de grande relevância. “Fico muito feliz pois essa jornada começou em 1991, quando adquirimos a área em Maracanaú e em 1996 a empresa começou a funcionar, substituindo a Metaneide. E, hoje, ver o meu filho Felipe Gurgel e o filho do meu sócio, Victor Praça, dando continuidade a esse trabalho e conquistando uma certificação que é de extrema importância, nos traz muita alegria. São poucas as empresas que têm conseguido este selo, pois é um grande comprometimento com a qualidade. É um desafio muito grande, fornecer para essas montadoras multinacionais e o negócio tem prosperado”, destaca Fernando Gurgel. E lembrou que o início foi na Fundição Cearense, em 1.855, cujo seu bisavô foi o quarto proprietário.

Já o CEO da Durametal, Felipe Gurgel, salientou que a jornada ESG é uma construção que segue, uma obra que nunca acaba. “Isso está dentro da nossa cultura, da nossa empresa. Prá gente, esse reconhecimento da FIEC é muito importante, pois foi um trabalho de mais de um ano junto aos órgãos certificadores, como o Bureau Veritas, que é muito sério. Isso nos trouxe muita maturidade tanto no social, na governança e no ambiental. É um momento de muita alegria sermos reconhecidos pela FIEC e o Bureau Veritas com o Selo ESG. É como uma árvore que precisa ser aguada para poder crescer, gerar frutos para a empresa, a sociedade e todos os entes interessados, para o futuro das próximas gerações”, explica Felipe.

Victor Praça, Adérito Praça, Fernando Cirino Gurgel, Ricardo Cavalcante e Felipe Gurgel, durante o evento

Já o presidente da FIEC ressaltou que um dos pontos que lhe preocupava era que as empresas estavam aplicando o ESG, mas sem certificações e isso o incomodava. “Hoje temos 34 empresas cadastradas no Sistema FIEC e estamos entregando o 12º título, que é um certificado internacional, tanto que a indústria certificada que for aos Estados Unidos ou à Europa, essa certificação é válida lá, o que faz toda a diferença. Entregamos à Durametal a nota Triplo A, para ter uma ideia da força e da qualidade da nossa indústria. Temos aqui o nosso Núcleo ESG-FIEC e em mais de sete federações em todo o Brasil, a pedido delas, pois essa é a verdadeira função da FIEC, mostrar que a sua indústria é verde, sustentável e tem governança. E até o meio do ano temos mais oito indústrias para serem certificadas pelo Bureau Veritas”, afirma Ricardo Cavalcante.

Naturágua

Aline Telles destacou a relevância da certificação internacional

Já para a empresária Aline Telles Chaves, vice-presidente de Operações do Grupo Telles – dono da Naturágua -, esse reconhecimento é muito importante. “É um selo da FIEC e do instituto internacional Bureau Veritas, que é muito rigoroso. A Naturágua, com diversas práticas sociais e ambientais há muitos anos, como parque de energia solar, 100% energia limpa; Floresta Curió, uma área de 57 hectares dentro da cidade, na frente das fontes; além de todos os projetos que temos com a comunidade, o entorno; participação no lucro pelos colaboradores; gestão compartilhada. Uma série de práticas que ao longo de nossa história são feitas na construção do dia a dia, mas a gente nunca tinha parado para organizar, estruturar e dar um nome. O Selo SEG-FIEC dá a oportunidade de estruturar todas essas ações de forma criteriosa e com certificações, pois isso fortalece não apenas a marca, mas também dá orgulho a todos os nossos colaboradores. Cada ação ou projeto precisa estar fundamentado e ter impacto na sociedade, nas pessoas, no meio ambiente. São mais de 60 requisitos, sendo que o Bureau Veritas é muito rigoroso nessa certificação e estamos orgulhosos com a conquista do Selo ESG-FIEC”, complementa.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business