VALOR AGREGADO

Sebrae Ceará apoia a busca do Mel de Aroeira dos Inhamuns por sua certificação

Por Marcelo - Em 08/05/2024 às 12:35 PM

A iniciativa de um grupo de apicultores da Serra dos Batistas, distrito de Parambu, no interior cearense, pode trazer uma certificação relevante para o Estado. O cultivo do Mel de Aroeira dos Inhamuns, além de motivar o trabalho em comunidade, tem valorizado o produto e estimulado a preservação ambiental necessária para a produção. O Sebrae Ceará está apoiando esta busca pelo certificado, que deve gerar mais valor agregado para os produtores locais.

Florada da Aroeira atrai as abelhas que produzem o mel dos Inhamuns

Isso acontece porque esse tipo de mel só é obtido a partir de árvores nativas como a aroeira, ipê, juazeiro, sabiá e angico que fornecem durante a florada, matéria-prima para a produção do Mel de Aroeira dos Inhamuns. O processo já está em fase adiantada, e a expectativa é que a certificação desse produto aconteça ainda este ano.

A produção do mel de abelha de Aroeira começou no Ceará há 12 anos, com um pequeno grupo de 30 produtores que foram coletando, vendendo e aprendendo a importância da atividade, principalmente na complementação da renda familiar nos períodos de pouca chuva. Com os resultados positivos, o cultivo do Mel de Aroeira dos Inhamuns foi se espalhando e, hoje, a busca pela certificação é uma realidade.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business