OBRA ESTRUTURANTE

Seinfra acelera projeto de usina solar da Ceasa-CE focada em eficiência energética

Por Marcelo Cabral - Em 16/06/2025 às 11:00 AM

A construção da usina fotovoltaica da Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE), instalada no entreposto de Maracanaú, alcançou 22% de execução física neste mês. O empreendimento é financiado com recursos do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética (FIEE), sob gestão da Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), e tem conclusão prevista para o final do segundo semestre.

Usina Solar da Ceasa-CE segue em ritmo acelerado no entreposto localizado em Maracanaú                                          Foto: Erivaldo Vieira/Ascom Seinfra

Com tecnologia de ponta, a usina será instalada em uma área de 13 mil metros quadrados, onde se destaca o uso de carports solares – estruturas de sombreamento com painéis fotovoltaicos -, ocupando 4.875 m² no pátio de estacionamento da unidade. Ao todo, serão 384 vagas de veículos cobertas por painéis solares, com capacidade de geração de 1,4 MWp, suficiente para abastecer com energia limpa não apenas Maracanaú, mas também as unidades de Tianguá e Barbalha. A estimativa mensal de geração é de 200 mil kWh.

“O FIEE tem como missão fomentar a eficiência energética e estimular a micro e minigeração distribuída com base em fontes renováveis. Este projeto simboliza um marco estratégico que reafirma o compromisso do Governo do Ceará, por meio da Seinfra, com práticas sustentáveis e de baixo impacto ambiental”, ressalta o secretário da Infraestrutura, Hélio Winston Leitão.

Reflexos econômicos

Segundo a Coordenadoria de Energia e Telecomunicações da Seinfra (Coete), a entrada em operação da usina trará impactos positivos significativos na redução de custos operacionais. Estima-se uma economia de até 30% nas despesas com energia elétrica do entreposto de Maracanaú. Já nas unidades do interior, os índices são ainda mais expressivos: até 50% de redução em Barbalha, na região do Cariri, e até 90% nos armazéns de Tianguá, na Ibiapaba.

Desde o início das obras, já foram executadas intervenções na infraestrutura elétrica da unidade, como a instalação de caixas de passagem e canaletas para a futura conexão dos equipamentos. Atualmente, estão em curso as fundações das colunas que sustentarão os painéis solares, cuja instalação está programada para começar até o final de julho.

O projeto está alinhado à Resolução Normativa nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regulamenta a micro e minigeração distribuída no País, prevendo sua integração à rede elétrica. Com isso, consolida a Ceasa-CE como um modelo de inovação energética e responsabilidade ambiental no setor público.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business