SEGURANÇA HÍDRICA

Semace assina licença prévia da primeira planta de dessalinização do Ceará

Por Redação - Em 30/11/2023 às 4:31 PM

Semace Assina Licença Prévia Da Primeira Planta De Dessalinização Do Ceará

A assinatura  contou com as presenças do superintendente da autarquia, Carlos Alberto Mendes, da diretora de Licenciamento, Lívia Mendes, e do diretor de Engenharia da Cagece, José Carlos Asfor

A licença ambiental prévia da primeira planta de dessalinização do Ceará, a Dessal, foi oficialmente assinada na última terça-feira (28), na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A assinatura  contou com as presenças do superintendente da autarquia, Carlos Alberto Mendes, da diretora de Licenciamento, Lívia Mendes, e do diretor de Engenharia da Cagece, José Carlos Asfor.

A aprovação da licença prévia atesta a viabilidade ambiental do empreendimento na Praia do Futuro, em Fortaleza, com base nos critérios estabelecidos e apresentados no estudo ambiental.

A construção da planta de dessalinização tem como objetivo garantir o fornecimento de água potável na região de Fortaleza. Quando estiver em funcionamento, a planta será capaz de transformar água do mar em água potável, o que é particularmente importante em um estado como o Ceará, que sofre com a escassez de chuvas e enfrenta desafios na gestão de recursos hídricos. Além disso, a planta também ajudará a reduzir a dependência de fontes de água superficiais, como rios e açudes, que podem ser afetados pela seca.

Saiba mais

A Dessal do Ceará é um projeto de diversificação hídrica que visa ampliar a matriz de abastecimento da população, reduzindo a dependência exclusiva das chuvas. O projeto é uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e o Consórcio Águas de Fortaleza.

A planta terá capacidade para produzir mil litros de água dessalinizada por segundo, atendendo diretamente cerca de 720 mil pessoas em Fortaleza. Além disso, o projeto ajudará a minimizar a utilização de água dos mananciais do interior na capital.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business