aponta anac

Setor aéreo transporta 7,3 milhões de pessoas em maio; maior número para o mês em oito anos

Por Redação - Em 24/06/2023 às 12:22 PM

Aeroporto Foto Ministério Do Turismo

No acumulado de janeiro a maio de 2023, 36,6 milhões de pessoas voaram pelo Brasil, segundo a Anac FOTO: Ministério Do Turismo

O setor aéreo brasileiro transportou 7,3 milhões de passageiros em maio deste ano, maior número para o mês dos últimos oito anos, superando, pela primeira vez, os índices pré-pandemia de covid-19. As informações são Agência Nacional de Aviação Civil  (Anac), que também informa crescimento no transporte de passageiros pelo setor aéreo no acumulado de 2023, quanto 36,6 milhões de pessoas voaram pelo Brasil.

O relatório da Anac indica ainda que, em maio, a demanda por voos cresceu 7%, enquanto a oferta de assentos avançou 13,8%. Entre os terminais mais movimentados no período, aparecem Guarulhos (SP), Brasília (DF), Congonhas (SP) e Recife (PE). Em relação aos voos com maior movimentação, destaque para Recife/Guarulhos, Guarulhos/Fortaleza, Congonhas/Recife, Salvador/Congonhas e Congonhas/Brasília.

“Essa conquista é resultado de um trabalho árduo e dedicado. Estamos dando passos importantes em direção a uma sociedade mais inclusiva, impulsionando o desenvolvimento econômico e criando oportunidades para todos. Esse é o compromisso da nossa gestão e do presidente Lula. É um bom resultado para o turismo, para a economia e para o Brasil”, afirma a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Dados do Ministério do Turismo apontam que o mês de julho também trará bons resultados. Segundo a Pasta, o setor aéreo deve ofertar mais de 4,2 mil voos extras durante o mês. A região que mais deve receber voos no período é o Nordeste, conhecido por sua extensa costa litorânea e destinos paradisíacos.

Consumidor turista

Os passageiros que viajam de avião têm à disposição três edições da publicação “Consumidor Turista”, produzidos pelos Ministérios do Turismo (MTur) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Com linguagem clara e objetiva, os guias se propõem a informar os direitos e deveres dos consumidores na preparação de viagens e contratação de serviços.

Entre as informações está a realização do check-in, presencial ou via internet, e a apresentação do cartão de embarque, on-line ou impresso, para a entrada no voo. Outra dica que o documento traz é a importância de se atentar à pontualidade. Mesmo que o viajante chegue e encontre a aeronave ainda estacionada, se o embarque já tiver sido encerrado, perderá o voo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business