EXPANSÃO DA DEMANDA

Setor de eventos busca soluções híbridas de vendas para 590 mil produções

Por Marcelo - Em 16/06/2022 às 8:28 AM

Cerca de 590 mil eventos devem ser realizados no Brasil este ano, com um crescimento de 8% frente a 2021, e oferta de vagas em 52 áreas da cadeia produtiva, segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape). O aumento na demanda está fazendo com que produtores busquem soluções para atender e organizar a retomada de vendas, inclusive de maneira híbrida e antecipada.

Festa do Peão reuniu mais de 220 mil pessoas na cidade de Cajamar               Foto: Divulgação

Na Festa do Peão de Cajamar, – evento que reuniu mais 220 mil pessoas no final de maio – os produtores recorreram a uma fintech para possibilitar um maior controle e aumento nas vendas. Ao todo, foram realizados R$ 3,4 milhões em transações de débito e crédito, além do registro das demais operações efetuadas com dinheiro em espécie.

A fintech SouFan criou para os produtores da área de entretenimento o FanPDV, que resultou na festa de Cajamar em uma economia de R$ 700 mil com implementação de mais de 230 terminais de atendimento de vendas de alimentos e bebidas de maneira antecipada e também no local.

“O método híbrido consiste em oferecer formas diferentes de o cliente adquirir produtos que irá consumir durante o evento. O sistema pré-pago funciona com a compra antecipada de créditos para o consumo de bebidas e alimentos, evitando filas e a necessidade de um número maior de funcionários para atendimento nas festas”, explica o empresário Wendrius Ricardo Viana.

Facilidade e segurança

Além de gerar mais agilidade na compra de produtos, a venda no sistema híbrido também permite maior segurança e rentabilidade para os realizadores. Com a compra antecipada dos créditos, os clientes evitam filas e a organização do evento tem maior controle sobre os créditos vendidos e já utilizados. Já para os clientes, a solução híbrida oferece vantagem na agilidade e comodidade, além de evitar a fila para o pagamento de comanda na saída do evento.

Com a necessidade de distanciamento social durante a pandemia, as empresas de tecnologia investiram ainda mais nas formas de pagamento cashless e contactless – diminuindo o contato físico nos pagamentos. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em 2021 foram registrados R$ 198,9 bilhões em pagamentos por aproximação, representando uma em cada quatro transações feitas com cartão de crédito.

“Essas formas de pagamento cresceram exponencialmente e, para o setor de eventos, isso é ainda mais necessário. Entre outras vantagens, com os novos sistemas, o organizador administra tudo pela palma da mão”, completa Wendrius Viana.

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