Boletim Macrofiscal
Tarifas dos EUA podem cortar 138 mil empregos no Brasil
Por Redação - Em 11/09/2025 às 5:01 PM

A maior parte da perda de empregos deve recair sobre a indústria de transformação, com 71,5 mil postos a menos
As tarifas de até 50% aplicadas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros devem reduzir o PIB em 0,2 ponto percentual entre agosto de 2025 e dezembro de 2026 e provocar a eliminação de cerca de 138 mil vagas de trabalho. Os números estão no Boletim Macrofiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE), divulgado nesta quinta-feira (11).
Segundo o documento, aproximadamente 40% das exportações brasileiras para os EUA em 2024 passaram a ser taxadas com a nova alíquota, afetando principalmente os setores de minerais não metálicos, máquinas, eletrônicos, móveis e agropecuária.
A maior parte da perda de empregos deve recair sobre a indústria de transformação, com 71,5 mil postos a menos, seguida pelos serviços (51,8 mil) e pela agropecuária (14,7 mil). Já o impacto sobre a inflação deve ser limitado, em torno de 0,1 ponto percentual, devido ao aumento da oferta interna.
Plano Brasil Soberano
Para reduzir os efeitos negativos, o governo lançou o Plano Brasil Soberano, que inclui linhas de crédito subsidiadas, adiamento de tributos e expansão de compras públicas.
As simulações da SPE indicam que as medidas podem preservar 73 mil empregos e limitar a perda do PIB a 0,1 ponto percentual no período. “Com o plano, os impactos são praticamente reduzidos pela metade”, afirma o boletim.
Mais notícias
Etapa pré-prova




























