CONECTIVIDADE

Tecnologia móvel 5G chegou a mais 140 milhões de brasileiros em 2023

Por Redação - Em 13/01/2024 às 12:03 AM

Telefonia Móvel 5g

De acordo com o Ministério das Comunicações, somente no Ceará, a tecnologia 5G chegou para mais de 157 municípios

Ao completar um ano de implementação no Brasil, a tecnologia 5G chegou a mais de 140 milhões de brasileiros em 2023. De acordo com o Ministério das Comunicações, somente no Ceará, a tecnologia 5G chegou para mais de 157 municípios, alcançando 62,84% da população. Com isso, o Ceará está entre as Unidades da Federação com a maior cobertura 5G, ao lado do Distrito Federal, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo.

“Nós atingimos a meta estabelecida para o primeiro semestre de 2023 antes do prazo final e trabalhamos para antecipar mais compromissos do Leilão do 5G. Precisamos entregar à população uma cobertura de banda larga móvel de qualidade e que alcance as regiões mais distantes do Brasil, cumprindo a prioridade estabelecida pelo presidente Lula de promover inclusão digital e social de todos os brasileiros”, afirma o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

O leilão do 5G inaugurou uma nova era de conectividade no Brasil e estabeleceu uma série de compromissos que precisam ser seguidos pelas operadoras vencedoras. Dentre eles, está o investimento de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade às escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico. As rodovias federais que cortam o País também estão entre as prioridades. As operadores precisam atender 2.349 trechos de rodovia com 4G (totalizando 35.784 km).

As autorizações para essa implementação ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também garantiu a contrapartida das operadoras vencedoras com a distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal -, já que é necessário retirar as antenas antigas.

A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business