PARCERIA COM O SENAI-CE

UFC: Cândido Albuquerque reinaugura Laboratório de Tecnologia em Cereais

Por Marcelo - Em 27/08/2021 às 6:02 PM

O reitor da Universidade Federal do Ceará Cândido Albuquerque e sua diretoria inauguraram, esta semana, o Laboratório de Tecnologia em Cereais, Raízes e Tubérculos, situado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, no Centro de Ciências Agrárias. O equipamento passou por reforma e teve as atividades relançadas, após investimento de cerca de R$ 75 mil. Além disso, foram recebidos em regime de comodato equipamentos do Senai-CE, avaliados em R$ 3 milhões.

Cândido Albuquerque e Alexandre Sales no campus Prof. Prisco Bezerra           Foto: Divulgação

A Câmara Setorial do Trigo da Adece foi representada por seu presidente, Alexandre Sales. “Nós que trabalhamos no segmento temos negócios como moinhos de trigo, indústrias de massas e biscoitos, sabemos da importância dos estudos e análises aqui feitos. Passamos por dificuldades, como ter que mandar nossas matérias-primas para empresas do Sul do País, mas quem trabalha com trigo precisa de respostas rápidas”, disse. Lembrou que a nova fase do Laboratório de Cereais demarca também uma nova era para a indústria de trigo local.

“É preciso acabar com esse distanciamento entre a academia e os setores produtivos”, declarou o reitor da UFC, Cândido Albuquerque. Ele relembrou, em sua fala, os primeiros contatos, já na condição de reitor, com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, e desde o início dessa aproximação, o desejo de ambas as instituições foi construir pontes.

“Temos que parar de ver as universidades como um mero lugar de titulação de pessoas. São e devem ser lugares de produção de novas tecnologias. É preciso agregar o ensino à pesquisa, isso está na lógica da educação contemporânea e já é uma realidade em outros países, como a China, onde a administração da UFC pôde conhecer de perto a verdadeira integração de gigantes da tecnologia com os parques tecnológicos das universidades”, salientou Cândido Albuquerque.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business