DIVERSIFICAÇÃO DE RECEITAS

Unimed Fortaleza abre novas verticais de negócios e já está operando uma fintech

Por Marcelo Cabral - Em 07/02/2025 às 8:49 AM

O setor de saúde suplementar impõe desafios constantes às operadoras, especialmente diante das margens de lucro reduzidas. Diante desse cenário, há dois anos, a diretoria da Unimed Fortaleza iniciou um processo estratégico de diversificação de receitas, com o objetivo de garantir a sustentabilidade e perpetuação da cooperativa. Como resultado, a empresa já opera uma fintech em parceria com a M7 Investimentos, ampliando suas possibilidades de negócios. Essa iniciativa soma-se a outros empreendimentos, como a corretora de participações, a clínica de vacinação e a sociedade voltada ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Algumas das operações foram criadas pela equipe da Unimed Fortaleza, enquanto outras estão sendo realizadas por meio de fusão e aquisição (M&A). “No final do ano passado, concebemos o conceito de ‘Saúde 360°’, que reúne diversas iniciativas para ampliar a proteção dos nossos clientes, indo além do setor da saúde”, destaca Marcos Aragão, presidente da cooperativa.

Flávio Ibiapina, Fernanda Colares, Marcos Aragão, Francisco Assis e Fabrício Martins integram a diretoria da Unimed Fortaleza

Entre as novas frentes, destaca-se a criação da Universo Fintech, uma empresa voltada à inovação no setor financeiro. “Trata-se de uma iniciativa desenvolvida em parceria com a M7 Investimentos, bem conhecida do público cearense, dos sócios Daniel Demétrio e Nisabro Fujita, com foco em antecipação de crédito para médicos cooperados e fornecedores. Estamos ingressando no setor financeiro dentro do nosso ecossistema, sob o guarda-chuva da Unimed Fortaleza, com o objetivo de captar novos recursos”, explica Fabrício Martins, diretor Comercial da cooperativa.

Consultoria com expertise

Martins também enfatiza que a Unimed Fortaleza vem estudando oportunidades em diversas áreas, contando com o suporte da empresa cearense Arêa Leão, especializada em fusões e aquisições (M&A). “Projetamos um avanço acelerado a partir de 2025, com todas as barreiras internas superadas e a governança consolidada. Agora, nosso foco é impulsionar o desempenho dessas novas empresas, garantindo sua sustentabilidade”, afirma.

Equipamentos modernos proporcionam um atendimento de excelência

A estratégia de expansão da Unimed Fortaleza tem sido amplamente participativa, com os cooperados sugerindo áreas de atuação. Segundo Flávio Ibiapina, diretor Administrativo-Financeiro, esse processo resultou na análise de 37 possibilidades de negócios. “Algumas operações foram transferidas para a holding, como a corretora, que já possui quase 30 anos de atuação, e a clínica de vacinação. Além disso, realizamos uma fusão e aquisição da Neuropsicocentro, maior clínica de tratamento para pacientes com TEA do Brasil, adquirindo 25% de participação. Isso reforça nossa presença nesse segmento, agregando serviços como Saúde Ocupacional Unimed (SOU) e Área Protegida, parte da Unimed Urgente”, detalha.

Os novos negócios já demonstram resultados expressivos, pois apenas em 2024, a Unimed Soluções gerou aproximadamente R$ 76 milhões em receita, sem incluir os planos de saúde. “Nosso DNA cooperativista nos impulsiona a evoluir com uma visão empresarial mais estratégica. Hoje, temos sócios que não necessariamente são médicos cooperados, o que agilizou nossa expansão. Para 2025, projetamos um faturamento de R$ 100 milhões com esses novos negócios, escalando para atingir 3% do nosso faturamento total até 2026. Atualmente, analisamos sete operações de M&A e, até o final deste ano, algumas devem ser concretizadas. A Unimed Fortaleza já se posiciona para o futuro, estruturando-se para os próximos anos com um modelo empresarial eficiente, sem comprometer a qualidade e a assistência prestadas”, ressalta Martins.

No campo da infraestrutura, a cooperativa também avança significativamente. Fernanda Colares, diretora de Recursos Próprios, destaca a entrega de novos equipamentos à sociedade de Fortaleza, incluindo o Hospital Unimed Sul, o Centro de Oncologia, o Pronto Atendimento da Aldeota e uma Clínica de Especialidades Médicas. “Nosso compromisso é oferecer instalações modernas e assistência de excelência. Prova disso é que nos tornamos a primeira rede privada das Américas a obter a acreditação Nível Ouro pela metodologia Qmentum, referência mundial em qualidade. Inclusive, há um tratamento humanizado para os pacientes, que representa um grande diferencial da nossa rede própria”, enfatiza.

Acreditação máxima

Hospital Unimed Sul possui atendimento materno-infantil e oncológico

A Unimed Fortaleza busca, agora, elevar ainda mais seus padrões. “Nosso Hospital Unimed já possui certificação Nível Diamante, e o Hospital Unimed Sul, recém-inaugurado, já conquistou o selo Platinum, que é o segundo na escala. A meta é que todos os nossos recursos alcancem o nível máximo de acreditação. Hoje, os  dois hospitais da rede lideram em número de leitos e cirurgias realizadas, com índices de satisfação superiores a 90%. Continuamos investindo em excelência, garantindo que nossos clientes recebam o melhor serviço, agregando valor ao investimento feito em seus planos de saúde”, acrescenta Colares.

No que diz respeito ao atendimento especializado, a recente aquisição da Neuropsicocentro representa um passo crucial para a ampliação da assistência a pacientes com TEA. Francisco Assis, diretor de Provimentos de Saúde, destaca a relevância da iniciativa. “A crescente demanda por atendimento a crianças neurodivergentes exige soluções mais ágeis e eficazes. Nossa parceria com a NPC fortalece esse atendimento, garantindo um fluxo mais eficiente e uma assistência integral dentro da cooperativa. Com essa estrutura, asseguramos que esses pacientes recebam um cuidado contínuo, beneficiando tanto a Unimed Fortaleza quanto a sociedade”, explica.

Para Marcos Aragão, a atual gestão transformou a visão da cooperativa, posicionando-a como uma empresa em expansão. “Queremos crescer em número de vidas atendidas, diversificação de receitas e ampliação de negócios, consolidando nossa força no mercado. Hoje, não somos apenas uma operadora de planos de saúde, mas um agente de transformação na área da saúde. Construímos um novo modelo, mais aberto ao mercado e às parcerias estratégicas. Esse é o futuro da Unimed Fortaleza: um crescimento sustentável, com inovação e excelência”, conclui o presidente da cooperativa médica.

Amplas áreas de atendimento urgente estão à disposição dos pacientes do Hospital Unimed Sul

Mais notícias

Ver tudo de IN Business