MERCADO DE TÁXI AÉREO

United investe US$ 15 milhões na Eve para adquirir 400 eVTOLs, já em 2026

Por Marcelo - Em 08/09/2022 às 10:13 AM

A United anunciou nesta quinta-feira (8), em Chicago, um investimento de US$ 15 milhões na Eve Air Mobility – subsidiária da Embraer – e um acordo de compra condicional para 200 aeronaves elétricas de quatro lugares e mais 200 opções, com as primeiras entregas previstas já em 2026. O acordo marca outro investimento significativo da United em táxis aéreos – ou eVTOLs (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical), que tem o potencial de revolucionar a experiência do viajante em cidades ao redor do mundo. Pelos termos do acordo, as empresas pretendem trabalhar em projetos futuros, incluindo estudos sobre o desenvolvimento, uso e aplicação das aeronaves da Eve e do ecossistema de mobilidade aérea urbana (UAM).

eVTOL da United realizará táxi aéreo em grandes centros urbanos                    Foto: Divulgação

“A United realiza investimentos iniciais em várias tecnologias de ponta, em todos os níveis da cadeia de suprimentos, fortalecendo nossa posição de liderança em sustentabilidade e inovação na aviação”, explica Michael Leskinen, presidente da United Airlines Ventures. “Hoje, a United faz história novamente ao se tornar a primeira grande companhia aérea a investir publicamente em duas empresas de eVTOLs. Nosso acordo com a Eve mostra nossa confiança no mercado de mobilidade aérea urbana e serve como referência em direção à nossa meta de zerar as emissões de carbono até 2050 – sem o uso de compensações tradicionais. Juntas, acreditamos que nosso conjunto de tecnologias de energia limpa revolucionará as viagens aéreas como as conhecemos e servirá como catalisador para a indústria da aviação se movimentar em direção a um futuro sustentável”.

“O investimento da United na Eve reforça a confiança em nossos produtos e serviços, e fortalece nossa posição no mercado norte-americano”, destaca André Stein, co-CEO da Eve. “Estou confiante que nossas soluções agnósticas de mobilidade aérea urbana, em combinação com o conhecimento global do mercado desenvolvido pela Eve e a herança da Embraer, são as mais adequadas para esta iniciativa, proporcionando aos clientes da United uma maneira rápida, econômica e sustentável para acessar os hubs aéreos da companhia e se deslocar em ambientes urbanos densos. Trabalhar com a United é uma oportunidade inigualável para avançarmos com o ecossistema de UAM nos EUA e estamos empolgados”, complementa.

A United foi a primeira grande companhia aérea dos Estados Unidos a criar um fundo de capital de risco, o United Airlines Ventures (UAV), projetado para apoiar o compromisso 100% verde da companhia de atingir zero emissões líquidas até 2050, sem o uso de compensações tradicionais. Por meio do UAV, a United tem liderado no setor os investimentos em eVTOLs e aeronaves elétricas, motores com célula de combustão a hidrogênio e combustível de aviação sustentável. No mês passado, a United fez um depósito de US$ 10 milhões para uma companhia californiana de eVTOLs para 100 aeronaves.

Confiança

O investimento da United na Eve foi impulsionado em parte pela confiança nas oportunidades potenciais de crescimento no mercado de mobilidade aérea urbana e pelo relacionamento único da Eve com a Embraer, uma fabricante de aeronaves confiável, cujo histórico na produção e certificação de aeronaves é comprovado pelos seus 53 anos de história. Tal relacionamento inclui acesso aos centros de serviços, depósitos de peças e técnicos de serviço em campo da Embraer, o que abre caminho para uma operação confiável. Após a entrada em serviço, a United poderá ter toda a sua frota eVTOLs atendida pelos serviços agnósticos e operações de suporte da Eve. Além disso, a United se juntou ao consórcio liderado pela Eve em Chicago, que simulará operações de UAM a partir da próxima segunda-feira (12).

Em vez de motores a combustão tradicional, o eVTOL é projetado para usar motores elétricos, proporcionando voos sem emissão de carbono, e será utilizado como ‘táxi aéreo’ em mercados urbanos. O design da Eve possui uma asa fixa convencional, rotores e propulsores, um design prático e intuitivo de decolagem vertical e voo de cruzeiro que favorece a segurança, eficiência, confiabilidade e certificabilidade. Com alcance de 60 milhas (100 quilômetros), a aeronave tem potencial não somente para oferecer uma viagem sustentável, mas também para reduzir o nível de ruído em 90%, quando comparado a uma aeronave convencional. A Eve também está criando uma solução de gerenciamento de tráfego aéreo, projetada para desenvolver com segurança o setor de UAM. O software tem o mesmo nível de segurança do sistema da Embraer, que deve ser um ativo estratégico para ajudar o setor a crescer.

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