EVENTOS INTERNACIONAIS

Urologista do CRIO realiza imersão no combate ao câncer de próstata na Europa

Por Marcelo - Em 17/04/2024 às 12:16 AM

O Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO), está sempre presente nos maiores eventos relacionados à saúde oncológica. O médico urologista do CRIO, dr. Alexandre Saboia, participou durante este mês de abril de uma imersão em oncologia, mais especificamente em câncer de próstata metastático, na Universidade de Lübeck. O evento reuniu grande nomes da urologia mundial, para debater as últimas inovações no tratamento da doença.

Alexandre Saboia realizou uma apresentação na Universidade de Lübeck

Foram dias intensos na Alemanha, com um grupo de 13 urologistas do Brasil, que participou da discussão de casos clínicos, novos medicamentos para combater a doença, apresentação de trabalhos em câncer metastático e novidades na cirurgia robótica. “Foram apenas três médicos do Nordeste, a convite do dr. Axel Merseburger, que é um dos maiores pesquisadores em câncer de próstata, hoje, no mundo, que tem uma publicação importante usado no tratamento avançado da doença. Discutimos os novos tratamentos desse tipo de câncer, principalmente novas drogas e agentes hormonais”, afirma.

Em um segundo momento, o especialista do CRIO participou também do Congresso Europeu de Urologia. O evento científico é um dos principais dedicados a esta especialidade da Medicina na Europa. É organizado pela European Association of Urology, uma associação que reúne profissionais e especialistas em urologia do ‘velho continente’. Houve um grande debate sobre o que há de mais moderno no tratamento de pacientes com câncer de próstata no mundo.

Inovações

Para Alexandre Saboia, o Congresso Europeu é uma oportunidade de conhecer as inovações na área da urologia que podem mudar e melhorar as condutas médicas. Além de estar em contato com as tecnologias mais modernas e poder trocar experiências com especialistas de todo o mundo. “Saíram muitos dados e comparações entre as novas drogas e agentes hormonais. Infelizmente, no SUS a gente ainda não tem a possibilidade de tratar nossos pacientes com estas inovações, mas espero que em breve a gente possa fazer isso no nosso cotidiano”, lamenta o urologista cearense.

O objetivo do Centro Regional Integrado de Oncologia é a atualização para aperfeiçoar cada vez mais os tratamentos aos seus pacientes. “Hoje, nos pacientes dos planos de saúde a gente já pode fazer o uso dessas drogas, que mostram cada vez mais o perfil de tolerabilidade importante, com poucos efeitos colaterais e com boas respostas a longo prazo, prolongando muito a vida dos paciente com câncer de próstata metastático”, completa Alexandre Saboia.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business