POTENCIAL DE CONSUMO

Vendas para o Dia das Mães devem girar R$ 393 milhões no comércio da Capital

Por Marcelo - Em 30/04/2024 às 11:00 AM

O Dia das Mães está chegando e um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), ligado ao Sistema Fecomércio Ceará, prevê uma movimentação de R$ 393 milhões em compras na capital cearense. É o que aponta a Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o período, considerado o segundo melhor, atrás apenas do Natal.

Dia das Mães deve impulsionar as vendas no comércio de Fortaleza

Com esta cifra, movimenta segmentos significativos da atividade varejista, como artigos de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e perfumaria. Além disso, representa um crescimento de 11,3% no potencial de faturamento em relação a semelhante período do ano passado, demonstrando uma retomada vigorosa do consumo após um período de baixa atividade no varejo de Fortaleza no início do ano.

Expectativas

Ainda segundo a pesquisa, mais da metade dos entrevistados (53,6%) pretende comprar presentes para a ocasião. Os produtos mais citados incluem artigos de vestuário e acessórios (41,7%), cosméticos e itens de perfumaria (37,7%), calçados (11,6%), chocolates, doces, bombons (9,4%), flores (6,3%) e eletroportáteis(6,0%).

O estudo revela, ainda, que a intenção de celebração é alta, com 54,5% dos respondentes planejando comemorar a data. Notavelmente, a maioria dessas celebrações (73,2%) ocorrerá em casa, com familiares ou amigos, indicando uma valorização do ambiente familiar durante as festividades.

O gasto médio projetado por presente é de R$ 265,00 este ano, sendo que a maioria dos entrevistados (55,8%) pretende optar pelo pagamento à vista. No entanto, 41,9% preferem o cartão de crédito, evidenciando uma disposição para parcelamento ou benefícios de programas de fidelidade.

Os locais de compra preferidos incluem shopping centers (42,3%), lojas de rua e galerias comerciais (25,6%) e centros comerciais (21,4%), sugerindo a importância de estratégias de marketing específicas para cada tipo de estabelecimento. Quanto às datas de compra, a maioria não tem um dia certo em mente, mas os sábados emergem como os preferidos, seguidos por sexta-feira e domingo.

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