COMÉRCIO EXTERIOR

Vietnã e Arábia Saudita autorizam novos produtos agropecuários do Brasil

Por Redação - Em 22/01/2026 às 11:00 AM

As primeiras autorizações de mercado conquistadas em 2026 refletem esforços conjuntos das pastas envolvidas em ampliar o acesso brasileiro a destinos fora da América do Sul.

O governo brasileiro concluiu negociações sanitárias que permitem a exportação de gordura bovina para o Vietnã e de heparina bovina para a Arábia Saudita, em movimentação que deve expandir as oportunidades do agronegócio nacional no exterior, informaram os ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores em comunicado conjunto.

No caso do Vietnã, país com cerca de 100 milhões de habitantes, autoridades sanitárias confirmaram a autorização para importar a gordura bovina brasileira, o que amplia o leque de produtos da cadeia pecuária que podem chegar ao mercado asiático. Em 2025, o Brasil exportou para o Vietnã mais de US$ 3,5 bilhões em produtos agropecuários, incluindo milho, soja e fibras.

Já na Arábia Saudita, com população aproximada de 34 milhões, a abertura abrange a heparina bovina, um anticoagulante utilizado em procedimentos médicos e terapias clínicas. No ano passado, a Arábia Saudita importou mais de US$ 2,8 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, com destaque para milho e carnes.

Segundo o governo, essas são as primeiras autorizações de mercado conquistadas em 2026 e refletem esforços conjuntos das pastas envolvidas em ampliar o acesso brasileiro a destinos fora da América do Sul.

Especialistas do setor dizem que a diversificação de mercados e produtos pode reduzir a dependência de destinos tradicionais de exportação, fortalecer a cadeia de valor da pecuária e abrir espaço para novos nichos de comércio internacional.

A estratégia é vista como parte de uma agenda mais ampla para fortalecer a presença do agronegócio brasileiro nas cadeias globais de suprimento.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business