EMPREENDEDORES E EMPRESAS

WhatsApp passa a cobrar por envios via listas de transmissão pelo Business

Por Marcelo Cabral - Em 17/10/2025 às 5:23 PM

A plataforma WhatsApp começou a cobrar pelo envio de mensagens por meio das listas de transmissão em sua ferramenta WhatsApp Business, voltada a empreendedores e empresas de diferentes portes. Em um primeiro momento, o valor definido é de R$ 0,33 por mensagem entregue, aplicado apenas para aquelas contas comerciais.

WhatsApp Business permite o envio de 250 mensagens gratuitas por mês

De acordo com a Meta, empresa controladora do aplicativo, o recurso de listas de transmissão comerciais permite o envio personalizado de mensagens para múltiplos destinatários simultaneamente, ampliando o alcance das comunicações. Isso ainda fortalece o relacionamento com clientes, além de otimizar o tempo de interação.

A empresa informou que o pagamento será efetuado cinco dias após a utilização do serviço, por meio de uma mensagem encaminhada aos destinatários. Até meados de abril de 2026, as contas comerciais poderão enviar 250 mensagens mensais gratuitamente. Após esse limite, será aplicada a cobrança por envio adicional.

Relatórios e métricas de desempenho

Segundo informações disponibilizadas no site oficial do WhatsApp, os empreendedores/empresas terão acesso a relatórios detalhados, que indicam quantas mensagens foram lidas e respondidas pelos clientes, permitindo acompanhar métricas de desempenho e realizar ajustes estratégicos em suas campanhas posteriores.

A plataforma destaca, no entanto, que mensagens entregues enquanto a confirmação de leitura estiver desativada – seja pelo remetente ou pelo destinatário – não serão contabilizadas nos relatórios estatísticos, preservando a precisão dos dados registrados.

Com essa mudança, o WhatsApp dá mais um passo no sentido de monetizar funcionalidades voltadas ao ambiente corporativo, ao mesmo tempo em que busca oferecer ferramentas mais robustas de comunicação e análise para empresas que utilizam o aplicativo como um canal estratégico de relacionamento.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business