TARIFAS COMERCIAIS

Xi Jinping e Trump voltam a se falar em meio a nova tensão comercial entre China e EUA

Por Redação - Em 05/06/2025 às 11:24 AM

Us China Trade Relations: A Balancing Act

A ligação, feita a pedido de Trump, ocorre em meio a uma crescente tensão comercial entre as duas potências

O presidente da China, Xi Jinping, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por telefone nesta quinta-feira (5), segundo informou a agência estatal chinesa Xinhua. A ligação, feita a pedido de Trump, ocorre em meio a uma crescente tensão comercial entre as duas potências.

A conversa marca um raro contato direto entre os líderes, em um momento em que o acordo de trégua tarifária firmado em maio — com validade de 90 dias — está ameaçado. Washington acusa Pequim de descumprir o pacto, enquanto a China nega e ameaça retaliar.

A disputa se intensificou com a decisão chinesa, em abril, de suspender a exportação de minerais críticos, essenciais para setores como indústria automotiva, tecnologia e defesa. A medida é vista como um instrumento de pressão política e econômica.

A estratégia oscilante de Trump — ora impondo tarifas, ora recuando — tem gerado incerteza nos mercados e preocupação entre empresas, que temem os impactos nas cadeias de produção globais. A ligação entre os presidentes é vista como uma tentativa de destravar as negociações em um contexto de impasses técnicos.

Ainda não há detalhes sobre o conteúdo da conversa. A Casa Branca não comentou o contato até o momento. Investidores e analistas seguem atentos, temendo que a escalada nas tensões afete o comércio global às vésperas do segundo semestre.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business