RESTAURANTE MANGUE AZUL

André Bichucher abre sala e homenageia chef autodidata cearense Nilza Mendonça

Por Marcelo - Em 20/10/2020 às 3:34 PM

Nilza Mendonça foi homenageada pelo empresário André Bichucher    Foto: Portal IN News

Lançado no início do mês de outubro, o Restaurante Mangue Azul apresenta alta gastronomia aliada a um ambiente intimista e acolhedor. O salão conta com uma sala especial, batizada de Nilza Mendonça, em homenagem à professora de gastronomia popularmente chamada de “Tia Nilza”.

Dotada de mente inquieta, Nilza Mendonça é uma das inspirações do chef proprietário do Mangue Azul, André Bichucher. Descobridora de ingredientes da natureza, Nilza desenvolve uma cozinha pautada essencialmente no resgate e na valorização dos costumes e insumos cearenses.

“Conheci a chef Nilza em 2017 e desde então passei a admirá-la como exemplo de talento, perseverança e humildade. O Mangue Azul se sente muito honrado em lhe oferecer esta pequena homenagem”, destacou André Bichucher.

Sala Nilza Mendonça tem lugar de destaque no Restaurante Mangue Azul

Aos 74 anos, a professora percorreu todo o Ceará em uma unidade móvel do Senac, lecionando. Ela é autodidata e aprendeu a cozinhar em casa, no calor do fogão à lenha, com receitas que passaram de geração em geração. Em 2015, lançou o livro “Em busca dos sabores perdidos”, criado para dar destino a todos os alimentos.

“Lecionando, percebi que haviam muitos alimentos que as pessoas não comiam porque não gostavam ou porque não sabiam preparar, e vi o quanto aproveitamos pouco o que nos é oferecido”, explicou Nilza Mendonça.

Nascida em Guaraciaba do Norte, em 2013, a chef recebeu o prêmio Personalidade Gastronômica, no evento Prazeres da Mesa. Em 2017, foi agraciada com o Título de Cidadã de Fortaleza pela CMFor, além de ser indicada como Tesouro Vivo da Cultura do Ceará pela Secult.

Mais notícias

Ver tudo de Notas