SÃO JOÃO

Aracati encerra calendário junino do Ceará com o maior arraiá do Estado

Por Viviane Ferreira - Em 1 de julho de 2022

289823745 796031805102927 3257721193578536262 N

Eduardo, Bismarck Maia e Guilherme Bismarck

Encerrando os festejos juninos no Ceará, o São João do Aracati reuniu em média cerca de 20 mil pessoas por noite. O agito do festival fez história e encerrará sua primeira edição nesta sexta-feira(01) embalada por um dos maiores expoentes da música brasileira, o cearense, Raimundo Fagner.

O festival trouxe outros grandes nomes, como Alceu Valença (24), Maiara e Maraisa (28), João Gomes (29) e Bruno & Marrone (30).

O Largo da Matriz foi o palco da festa, que chegou a receber o dobro da projeção inicial de público, que era entre 10 e 12 mil pessoas. A estrutura contou com praça de alimentação, cadastro prévio de vendedores ambulantes, banheiros, checagem de passaporte vacinal, pontos de troca de vasilhames de vidro para plástico e coletiva seletiva de recicláveis.

Entre vendedores de comida e bebida foram 103 cadastrados, gerando mais de 300 postos de trabalho por noite, contando os auxiliares. Somando as equipes de produção dos artistas, do evento e de montagem, foram geradas mais de 500 vagas de trabalho, gerando impacto em toda a cadeia de fornecedores do Aracati.

Graças a uma articulação entre as secretarias de Segurança do Estado e do Município, até a quinta-feira, 30, não houve registro de episódios de violência, apreensão de arma de fogo ou ocorrências graves pela Polícia Militar ou Guarda Municipal. Também não houve registro de atendimento por acidente no Hospital Municipal (HMed).

A experiência acumulada por Aracati em outros grandes eventos explica o sucesso do evento, avalia o prefeito, Bismarck Maia. “Já realizávamos com maestria o melhor carnaval e o melhor festival de gastronomia do Ceará. Estávamos consolidando o réveillon e a Paixão de Cristo da Quixaba como outros eventos de referência e agora mostramos que podemos fazer o melhor arraiá do Estado. Nos posicionamos entre festas já consolidadas na região para não haver competição de data, escolhemos atrações representativas e também podemos hoje mostrar uma cidade limpa, organizada e que tem serviços públicos de qualidade. É uma festa atrelada a uma estratégia de desenvolvimento e que abre outra frente de promoção do destino turístico”, explica.

Confira as programações

Em todos os dias, o Aracati Junino foi aberto com apresentações de quadrilhas. No primeiro dia, 24 de junho, houve apresentações da Explode Coração (Córrego dos Rodrigues) e Estrela do Mar (Volta). Os shows ficaram por conta da sanfoneira Maria Marlene, o consagrado Alceu Valença, e da banda Kbra da Peste.

Na terça-feira, 28, as quadrilhas apresentadas foram Explode Coração (Córrego dos Rodrigues) e Paixão Junina (Sede). Nos shows, cantora Aninha de Jesus, a dupla de irmãs mais escutadas do país, Maiara & Maraisa, e o cantor Júnior Petinho.

Na quarta-feira, 29, se apresentaram os brincantes de Estrela do Mar (Volta) e Paixão Junina (Sede). Os shows foram da sanfoneira Isabela Serpa, o queridinho e mais escutado do Brasil: João Gomes e nossa revelação Safadim Cantor.

O penúltimo dia teve apresentação da Explode Coração (Córrego dos Rodrigues) e Paixão Junina (Sede), além de show da Banda Amor a Mil, da culpa Bruno & Marrone, e Jackson Sobreira

Já o encerramento será feito pas quadrilhas Estrela do Mar (Volta) e Explosão na Roça (Preá), seguidas pelos shows de Elvis Maluco, Fagner, Leco e Lagosta Bronzeada.

Mais notícias

Ver tudo de Notas