ESPORTE E SUSTENTABILIDADE

Beach Park sedia provas do MolokaBRA Downwind e ações de limpeza da praia

Por Marcelo - Em 24/08/2023 às 12:13 PM

O Beach Park sediará as etapas das provas de vela da 5ª edição do MolokaBRA Downwind neste sábado e domingo (26 e 27) – com largadas do Campeonato Cearense de Downwind e Copa Brasil de Downwind de kitesurf, kitefoil, wing foil e windsurfe. Todas, chanceladas respectivamente pela Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará (FVMEC) e pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

Kitesurfistas realizarão a coleta de lixo durante os seus velejos

O MolokaBRA Downwind é uma realização da Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUP-CE) e é a maior competição de esportes náuticos a favor do vento do Brasil, reunindo, no Ceará, os melhores velejadores e remadores nacionais e internacionais. O objetivo da competição é promover as práticas náuticas, o turismo e a cultura do Ceará, envolvendo a participação dos municípios de Aquiraz, Fortaleza e Caucaia.

‘Kyte For The Ocean’

Como parte da programação do MolokaBRA, a ASUP-CE, o movimento Winds For The Future e o Programa Bandeira Azul Aquiraz – Fase Piloto realizam neste sábado (26), a partir das 7 horas, na Praia do Porto das Dunas, o ‘Kyte For The Ocean! – K4TO’ – movimento global para quebrar mais um recorde mundial de kitesurfe e engajar pessoas a manterem o oceano livre de lixo.

Voluntários realizarão a coleta de lixo na praia do Porto das Dunas

Para isso, será realizada uma limpeza no trecho Bandeira Azul, com extensão de cerca de 1,5 quilômetro da Praia do Porto das Dunas – entre a Rua do Mediterrâneo (antes do Oceani Beach Park Resort) até o Suítes Beach Park Resort, com expectativa de participação de 100 voluntários. A concentração será a partir das 7 horas, da Vila Azul do Mar. A ação de limpeza tem a coordenação da Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semad), e faz parte da Agenda de Inovação e Sustentabilidade (Inove Aqui).

No domingo, a partir das 9 horas, na faixa de areia em frente ao Water Sport Center Beach Park, o público que estiver na praia será convidado a participar de uma aula de ioga, com limpeza mental e conscientização ambiental.

K4TO e Bandeira Azul

O movimento K4TO estabelece que, para cada quilômetro velejado entre os dias 25 de agosto a 24 de setembro e registrado no app Strava, será retirado um quilo de resíduos de ambientes costeiros (praias, oceano, estuários e drenagens de águas pluviais). O objetivo da edição 2023 é chegar aos 44 mil quilômetros no mundo inteiro e, com isso, retirar 44 toneladas de lixo do oceano. O Kyte For The Ocean tem apoio do Programa Bandeira Azul Aquiraz – Fase Piloto, Prefeitura de Aquiraz, Secretaria de Turismo de Aquiraz, Beach Park, Greenish e Water Sport Center Beach Park.

Já o Programa Bandeira Azul é considerado o maior prêmio ecológico internacional concedido às praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, o município requerente deve atingir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser mantidos e comprovados anualmente. A praia do Porto das Dunas faz parte da temporada piloto do Programa Bandeira Azul.

Mais notícias

Ver tudo de IN News