Prefeitura de Fortaleza

Bike Sem Barreiras chega à 20ª edição neste sábado (02) com inclusão, lazer e prática de esporte

Por Viviane Ferreira - Em 30/06/2022 às 3:58 PM

Bike sem Barreiras – Foto: divulgação

Consolidado no calendário de esporte, promovendo lazer e inclusão para pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida ou autismo em Fortaleza, o projeto Bike Sem Barreiras chega à 20ª edição neste sábado (02). A ação é desenvolvida desde setembro do ano passado por meio de uma parceria da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) com a Uninassau, que idealizou e coordena as ações em outras cidades do país, como Rio de Janeiro, Natal e Salvador.

Os passeios inclusivos ocorrem quinzenalmente, de 8h às 12h, ao lado do Centro Cultural Belchior e em frente ao projeto Praia Acessível, na Praia de Iracema. Para participar, os interessados devem realizar o cadastro diretamente no local, sem necessidade de agendamento prévio, apenas apresentando documento de identificação com foto.

A iniciativa promove a inclusão e a saúde por meio do exercício físico, por meio de três modelos de bicicletas adaptadas disponibilizadas: uma handbike, triciclo adaptado para ser pedalado com as mãos; uma bicicleta dupla, pedalada por uma pessoa com deficiência visual e pelo monitor ou acompanhante; e a “The Duet”, uma bicicleta adaptada com uma cadeira de rodas no lugar da roda dianteira.

“Nossa cidade é referência no uso da bicicleta como meio de transporte. Somos a capital onde a população vive mais próxima à malha cicloviária, que hoje se estende por 412.5 km. Com o Bike sem Barreiras, incluímos as pessoas, que por algum motivo não podiam pedalar, na prática de esporte e aproveitando o nosso espaço público”, destaca Antônio Ferreira Silva, superintendente da AMC.

Os passeios são acompanhados e monitorados por profissionais e alunos dos cursos de Fisioterapia da Uninassau, que prestam apoio e orientação aos usuários das bikes adaptadas.

Mais notícias

Ver tudo de Notas