Pioneiro na industrialização do óleo de oiticica

Biografia de Carlito Pamplona será lançada no Ideal Clube, na terça-feira (21)

Por Viviane Ferreira - Em 17/11/2023 às 9:28 AM

Whatsapp Image 2023 11 16 At 16.08.42

Lourdinha Leite Barbosa

Intitulado “Carlito Pamplona. Pioneiro na industrialização do óleo de oiticica.” o livro que trata sobre a vida do visionário empresário e industrial cearense será lançado no Ideal Clube, no dia 21 de novembro, às 19 horas.

Para construir a biografia do homenageado, a acadêmica e professora universitária Lourdinha Leite Barbosa utilizou-se da metáfora da árvore, que esgalha, floresce, dá frutos e tomba. A autora construiu uma narrativa que descreve, em 11 capítulos, o homem, o pai, o amigo, o cientista e o reconhecido industrial pioneiro, que fez originar um dos bairros da cidade de Fortaleza, demonstrando seu legado histórico.

Whatsapp Image 2023 11 16 At 16.08.41

.

Carlito Pamplona foi um homem dinâmico e de visão empresarial abrangente. Nascido em Fortaleza, em 1898, um dos precursores da industrialização de óleos vegetais no Ceará, acreditando no potencial econômico das riquezas esquecidas do Nordeste, como da arvore nativa oiticica, investiu no seu beneficiamento e fundou em 1934 a Brasil Oiticica, uma das maiores do país em exportação e com grande representatividade na contribuição tributária, estadual e nacional.

A princípio, a fábrica localizava-se nas instalações da Fábrica Myrian – Praia de Iracema – e, na década de 40, foi transferida para a Avenida Francisco Sá, quando em seu entorno surgiu uma vila operária e posteriormente bairro, que recebeu a denominação de Carlito Pamplona em 1948 por proposição do vereador Sebastião Arraes, acatada pelo prefeito Acrísio Moreira da Rocha. Uma homenagem póstuma ao visionário fundador da Brasil Oiticica, que chegou a empregar, nos anos 40, 1100 funcionários diretos. Atualmente, de acordo com a prefeitura de Fortaleza, mais de 30 mil pessoas vivem no Bairro Carlito Pamplona, localizado na zona oeste da capital cearense.

Mais notícias

Ver tudo de Notas