Impacto social

Bulgari anuncia a criação da Fondazione Bvlgari

Por Viviane Ferreira - Em 27/03/2024 às 1:10 PM

Dsf0568

.

Com base na crença de que hoje podemos criar um magnífico futuro, a Bulgari tem o orgulho de anunciar a criação da Fondazione Bvlgari. A Maison romana sempre sentiu o dever de criar valor permanente por meio de uma abordagem de retribuição, um sentido de cuidado com toda a comunidade, que ao longo do tempo se transformou em iniciativas multifacetadas.

Colaborações com instituições de caridade que apoiam a equidade de gênero ou defendem a igualdade de acesso à educação, investimentos para reforçar as infraestruturas educativas, contribuições financeiras para a conservação do patrimônio cultural da Itália e o estabelecimento de um sistema de apoio à comunidade artesã são apenas alguns exemplos deste profundo impacto social, compromisso filantrópico e cultural que sempre distinguiu a cultura corporativa da Bulgari.

Agora, com a Fondazione Bvlgari, esta vocação profundamente enraizada e a extensa gama de iniciativas tornam-se um compromisso claro e inspirado para apoiar os territórios das artes, da filantropia e do savoir-faire.

Fondazione Bulgari Roma

.

Como o ápice de uma missão que faz parte da identidade da Maison, Fondazione Bvlgari está comprometida em construir um amanhã significativo e um valor permanente por meio do cuidado, generosidade e dedicação a longo prazo. Acreditando firmemente que a vida pode ser elevada ao revelar a magnífica beleza da diversidade humana, a Fondazione Bvlgari tem como objetivo revelar, promover e valorizar o potencial ilimitado e a beleza única que estão ocultos em todos os campos em que irá atuar e em todas as pessoas que serão impactadas por suas ações.

“Há muito tempo que a Bulgari está envolvida num amplo espectro de iniciativas focadas na construção de um futuro magnífico a partir da nossa herança. Sempre sentimos que é nosso dever retribuir às artes, ao legado cultural de Roma que inspira a nossa Maison, às crianças vulneráveis que precisam de uma oportunidade de mudar o curso de suas vidas por meio da educação, às pessoas talentosas que podem ter uma visão positiva de impacto na sociedade, bem como nas novas gerações de artesãos. Este profundo compromisso tem evoluído constantemente ao longo do tempo, do mesmo modo que as mais diversas necessidades ditadas pelas mudanças globais também seguem em constante alteração. Agora, com a Fondazione Bvlgari temos a oportunidade de abranger plenamente esta metamorfose eterna, causando um impacto cada vez mais significativo”, disse Jean-Christophe Babin, CEO da Bulgari e presidente da Fondazione Bvlgari.

A Fondazione Bvlgari buscará a excelência em diversos campos de atuação, que estarão em constante evolução, sustentando o compromisso profundamente enraizado da Bulgari com a arte e o patronato, a educação, a filantropia e a inclusão, e a transmissão do savoir-faire.

Arte & Patronato

Perpetuando o patrimônio artístico, a Fondazione Bvlgari apoiará atividades significativas, protegendo o valor inestimável dos monumentos nacionais e internacionais para as gerações futuras.

As bases deste compromisso já foram lançadas anteriormente pela Bulgari com uma longa série de iniciativas que começaram em 2006 com o financiamento da restauração da Scala d’Oro (Escadaria de Ouro) do Palácio Ducal em Veneza e das Escadarias da Praça da Espanha em Roma em 2014.

Logo após, vieram outros projetos importantes de patrocínio com o objetivo de preservar o legado artístico incomparável de Roma: a restauração dos mosaicos policromados do piso das Termas de Caracalla (2015-16); de 90 estátuas gregas e romanas da Coleção Torlonia, atualmente considerada a mais importante coleção privada de arte antiga do mundo, como principal patrocinador do projeto de restauração (2017); do sítio arqueológico da Área Sacra do Largo Argentina (2021); bem como o financiamento das trocas da iluminação do Ara Pacis (2021).

Ultimamente, a Bulgari firmou outro patrocínio para a concepção e realização do layout do museu, parte dos espaços públicos do Mausoléu de Augusto. Junto com a restauração e a valorização da praça Piazza Augusto Imperatore, este projeto devolverá finalmente a Roma um dos seus lugares mais emblemáticos e conhecidos no mundo.

Além de preservar marcos e monumentos históricos, dando continuidade ao que a Bulgari fez até hoje, a Fondazione Bvlgari dará apoio aos talentos de hoje, promovendo e liderando iniciativas de arte contemporânea e parcerias com instituições culturais, possibilitando experiências artísticas inovadoras, oferecendo visibilidade a talentos emergentes e incentivando um ambiente de troca criativa.

Até agora, este objetivo tem sido buscado pela Bulgari por meio de diversas iniciativas, como a criação do Prêmio Maxxi Bvlgari em 2017, um reconhecimento bienal nascido em colaboração com o Museu MAXXI de Roma e dedicado a jovens artistas que criaram o seu trabalho na Itália, mas também a parceria com o Whitney Museum, que tem na Bulgari o principal patrocinador das próximas três edições da Whitney Biennial, a principal exposição de arte contemporânea americana. O mesmo espírito levou a participação da Bulgari nas últimas edições da Semana de Design de Milão, onde artistas contemporâneos colaboraram com a Maison Romana.

Educação, Filantropia & Inclusão

Acreditando que a magnífica diversidade da humanidade é um recurso precioso, a Fondazione Bvlgari abordará a coesão social e econômica sob os esforços de inclusão, apoiando a igualdade de oportunidades para todos. Este compromisso se traduz em contribuições a instituições de caridade que lutam no combate à pobreza e à discriminação, que trabalham para a manutenção da educação e dos cuidados de saúde em áreas desfavorecidas em uma escala global, bem como apoiam o envolvimento da sociedade em busca da igualdade de gênero.

Mantendo o apoio da Bulgari a causas filantrópicas duradouras que promovem a educação de qualidade como premissa indispensável para o desenvolvimento, a Fondazione Bvlgari continuará o caminho traçado pela parceria de 15 anos entre a Bulgari e a Save the Children.

E se a educação pode salvar vidas, o talento pode inspirar outras tantas. Aurora, prêmio criado pela Bulgari em 2016 para reconhecer mulheres talentosas em diferentes áreas, se tornará a plataforma oficial da Fondazione Bvlgari para amplificar vozes femininas pioneiras, inspirar mulheres empreendedoras e criar ciclos virtuosos de ideias e ações revolucionárias.

Outra iniciativa neste campo tomada pela Bulgari e que orientará as ações da Fondazione Bvlgari em um futuro próximo é a participação da Maison no projeto Adotta Una Scuola da Altagamma, que visa fortalecer a ponte entre a escola e a indústria.

Transmissão do Savoir-Faire

Construindo outra ponte significativa entre o patrimônio e o futuro, a Fondazione Bvlgari também dará nova vida às artes e ofícios tradicionais, garantindo que sejam transmitidos à próxima geração – porque um amanhã magnífico sempre cresce a partir do legado.

Tal como em um período de Renascimento, o ser humano será colocado no centro de projetos educativos e de treinamentos baseados na inclusão e na defesa de uma cultura com foco na “arte de fazer”. O legado artesanal incomparável da Bulgari inspirará parcerias novas e existentes, contribuindo para criar oportunidades profissionais para as novas gerações no campo do artesanato, para reconhecer e dar visibilidade aos talentos da indústria e para desenvolver programas de formação que aprimorem as competências profissionais dos mestres artesãos da Bulgari.

Nos últimos anos, a Bulgari promoveu inúmeros projetos que visam introduzir as novas gerações ao artesanato, como com a Bvlgari Jewelry Academy (2017), um caminho de formação onde novos membros da Manufatura de Joias em Valenza aprendem as técnicas de artesanato específicas da Bulgari e o Metier d’Excellence LVMH, uma plataforma criada para transmitir, aprimorar e revelar as habilidades artesanais e talentos do Grupo.

Além disso, no âmbito do projeto de extensão da Bvlgari Manifattura em Valenza, iniciado em 2022, a Maison estabelecerá La Scuola Bvlgari, a primeira escola de formação Bvlgari para alunos externos. Esta oportunidade visa oferecer um caminho dedicado à profissionalização das novas gerações de artesãos, servindo, ao mesmo tempo, como centro de referência cultural para o setor de ourivesaria, impulsionando a tradição da ourivesaria italiana para o futuro. Um objetivo fundamental que a partir de agora também será central no campo de atuação da Fondazione Bvlgari.

A Fondazione Bvlgari vive e respira a beleza em constante evolução de sua cidade natal, Roma. Uma cidade cuja herança artística, criativa e de savoir-faire ilimitada gerou um território infinito de influência e estratificação cultural, onde a arte inspira novas formas de arte e a magnificência continua a crescer a partir do seu patrimônio interminável.

Fundada pela Bulgari S.p.A., a Fondazione Bvlgari será governada por um Conselho de Membros liderado pelo Presidente Jean-Christophe Babin e pela Vice-Presidente Laura Burdese.

Mais notícias

Ver tudo de Notas