Voz da Taba

CAIXA Cultural Fortaleza recebe show da cantora amapaense Patrícia Bastos

Por Viviane Ferreira - Em 02/01/2024 às 8:10 AM

Handler (1)

Patrícia Bastos – Foto: Júlia Rodrigues

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta a cantora amapaense Patrícia Bastos, com o espetáculo de lançamento do disco “Voz da Taba”. Este será o oitavo trabalho lançado pela artista e o terceiro com direção musical e arranjos de Dante Ozzetti, uma celebração a cultura amazônica.

As apresentações acontecem nos dias 11, 12, 13 e 14 de janeiro, de quinta a sábado, às 20 horas, e domingo às 19 horas.

O disco “Voz da Taba” completa a trilogia formada por Zulusa (2013) e Batom Bacaba (2016), ambos produzidos por Dante Ozzetti. Esses álbuns são formados por repertório, em sua maioria de compositores do Norte, que trabalham a linguagem dos ritmos amazônicos, especialmente do Amapá, como o batuque do Curiaú e o marabaixo. As letras contam o dia a dia das comunidades ribeirinhas, dos quilombos, a sua história e evolução, tratando também da influência dos povos originários.

“Quando se fala em música da Amazônia, música da floresta, as pessoas já esperam algo alegre, festivo. O que esse disco e o show trazem é isso, uma grande celebração. É colocar a flor no cabelo e fazer a saia rodar”, explica Patrícia Bastos. “A música desse disco é a que vem de barco pelo rio, é a música afro-indígena, é a cultura que nos foi trazida pelo povo africano, o batuque, o marabaixo, além da música da fronteira com a Guiana Francesa, como o zouk e o cacico”, conclui a cantora sobre esse trabalho mais dançante.

Para Dante Ozzetti, “o show e o disco trazem o diálogo mais aprofundado com os povos originários do Amapá e os descendentes da diáspora africana instalados na região. A música do Caribe e também a influência da Guiana Francesa, tornam esse disco mais dançante. São ritmos como a soca, o cacico, o zouk, além de elementos do marabaixo e do batuque.” A maioria das músicas foram compostas para o álbum, e muitas delas partiram do laboratório feito em longa viagem a Guiana Francesa e Suriname, por Dante, pelos compositores Enrico Di Micelli e Joaozinho Gomes, acompanhados por Patrícia Bastos.

Mais notícias

Ver tudo de Notas