PREVENÇÃO SALVA VIDAS

Campanha ‘De olho nos olhinhos’ terá ações em dois shoppings de Fortaleza

Por Marcelo - Em 14/09/2023 às 2:35 PM

Com o objetivo de conscientizar e alertar sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças de até cinco anos, a campanha ‘De olho nos olhinhos’ será realizada em diversas cidades brasileiras neste sábado (16) e domingo (17). Fortaleza entrou na programação da campanha graças à mobilização de médicos voluntários, que farão ações de conscientização e prevenção em dois shopping centers da capital cearense, o RioMar Fortaleza, no sábado, das 10 às 21 horas, e no domingo, das 13 às 21 horas; e no North Shopping Fortaleza, no sábado, das 10 às 21 horas.

Tiago Leifert e Daiana Garbin mobilizaram as redes sociais com alerta

A campanha está em sua segunda edição e surgiu como uma iniciativa dos jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert. A filha do casal, Lua, hoje com quase três anos, foi diagnosticada com retinoblastoma quando tinha 11 meses e ainda está em tratamento. Em Fortaleza, a campanha terá o apoio das equipes de Oftalmologia do Hospital dos Olhos – Caviver (por meio da médica Islane Verçosa) e da Associação Peter Pan (com a coordenação da médica Daiane Memória); de Oncologia Pediátrica do Hospital Infantil Albert Sabin (sob a coordenação da médica Viviany Viana); e de Oftalmologia Pediátrica do HGF – Hospital Geral de Fortaleza (coordenada pela médica Cecília Juaçaba).

“A campanha pretende ser um momento de conscientização dos pais sobre a importância de levar a criança ao oftalmologista nos dois primeiros anos de vida e também de fazer o Teste do Olhinho, de forma repetida, desde o período de alta da maternidade e em toda consulta de puericultura durante o desenvolvimento da criança. Nos locais montados nos dois shopping centers aqui em Fortaleza, vamos distribuir uma cartilha informativa sobre saúde ocular, conversar com os pais sobre o Teste do Olhinho e realizar o teste em crianças, de forma gratuita, e mostrar como é algo simples, indolor e que toda criança deve ser submetida como forma de prevenção de doenças”, comenta a médica-oftalmologista Islane Verçosa, uma das coordenadoras da campanha na capital cearense.

Números no Brasil

O retinoblastoma é o tumor maligno intra-ocular mais frequente encontrado nas crianças. Representa 14% de todos os casos de câncer pediátrico em menores de dois anos. Doença rara, tem cerca de 200 a 300 casos novos registrados por ano no Brasil. Mais de 90% dos casos são diagnosticados na faixa etária de zero a cinco anos de idade, a maioria dos casos é detectada ao redor de dois anos.

Não existe diferença nas taxas de incidência entre o sexo feminino e o masculino, entre raças ou entre o olho direito e o esquerdo. A doença pode se apresentar em um olho (60% dos casos são unilaterais) ou nos dois olhos (40% dos casos são bilaterais). Quando diagnosticado precocemente, é uma doença curável, inclusive com a preservação da visão da criança, mas, se diagnosticado tardiamente, pode provocar cegueira e até levar o paciente à morte. De acordo com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento, assistência, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.

A campanha

Tiago e Daiana descobriram o retinoblastoma quando ele já estava num grau considerado avançado. “O que mais gostaríamos era de estar navegando na internet e ter tido acesso a um vídeo de um casal dizendo o que está acontecendo com a filha deles”. O vídeo postado pela família Leifert no Instagram, em janeiro de 2022, comoveu milhões de brasileiros. “Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental divulgar informação e ficar de olho nos olhinhos”, afirma Tiago Leifert.

Já a esposa dele ressalta a importância para que as famílias precisam estar sempre observando seus filhos. “Ficar atento a sinais como um reflexo branco, o ‘olho de gato’, e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida dos nossos filhos”, alerta Daiana Garbin.

Mais notícias

Ver tudo de IN News