Sustentabilidade

Centrais de reciclagem dos shoppings RioMar contribuem para geração de emprego e renda

Por Gabriela - Em 14/05/2021 às 4:20 PM

Image002

RioMar Fortaleza

O Dia Internacional da Reciclagem, celebrado na próxima segunda-feira (17), foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO) para estimular a reflexão sobre o consumo, seus impactos e o descarte correto dos resíduos.

Conectados às iniciativas de sustentabilidade, desde a sua concepção, os shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy mantêm em suas estruturas as Centrais de Resíduos, que destinam corretamente todo o resíduo com potencial de reciclagem gerado pelos lojistas, funcionários e clientes dos empreendimentos.

As Centrais contribuem, ainda, para geração de emprego e renda de catadores e suas famílias, moradores do entorno dos shoppings, que administram as Centrais, em parceria com os shoppings, ficando com os valores arrecadados com a venda do material reciclado.

Ao todo, 16 famílias são beneficiadas diretamente com a renda gerada nas Centrais dos dois shoppings, administradas pela Associação da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no RioMar Fortaleza, e pela Rede dos Catadores de Resíduos Sólidos do Estado do Ceará, no RioMar Kennedy.

Só no ano de 2020, foram reciclados nas duas Centrais quase 422 toneladas, entre papel, papelão, plástico, vidro, metal e alumínio. Essa iniciativa está presente em todos os shoppings administrados pelo Grupo JCPM no Nordeste e, ao longo do ano passado, foram segregadas 1.857,7 toneladas de recicláveis, beneficiando 154 pessoas que atuam diretamente nas sete centrais.

RioMar e Sustentabilidade

Os shoppings do Grupo JCPM no Ceará, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, já foram concebidos e construídos como equipamentos sustentáveis, recebendo, por exemplo, a Certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) da Fundação Vanzolini de São Paulo, nas fases de concepção, projeto e realização da obra.

Os empreendimentos são capazes de consumir 35% a menos de energia, quando comparado a outros empreendimentos convencionais, pois têm amplo aproveitamento da iluminação natural. Os sistemas inteligentes de refrigeração e de aproveitamento da água de condensação dos aparelhos de ar-condicionado também proporcionam mais economia de recursos naturais. Quanto ao consumo de água, a redução chega a 70% de economia, com a utilização de sistema de descargas e mictórios a vácuo, além de torneiras com detectores de presença. Nos shoppings também podem ser encontrados pontos de reciclagem de resíduos eletrônicos, pilhas e baterias.

Assim, o Grupo JCPM compreende que é preciso agir hoje para um amanhã sustentável e tem em suas diretrizes ações de sustentabilidade socioambiental e, desde 2018, implementou o Manifesto de Sustentabilidade com o tema “E você? O que pode fazer pelo amanhã, hoje?”, com foco nas operações sustentáveis dos empreendimentos que administra.

Mais notícias

Ver tudo de Notas