programação Cultural

Cinema do Dragão realiza 10ª Mostra Retroexpectativa a partir do dia 25 de janeiro

Por Viviane Ferreira - Em 22/01/2024 às 1:55 PM

Adeus Capitao 4 1200x810

Até 7 de fevereiro, a aguardada mostra exibirá mais de 75 filmes entre sucessos de crítica e público, clássicos e pré-estreias, além de sessões comentadas, bazar de cartazes e outras novidades.

Anualmente realizada desde a reinauguração do Cinema do Dragão em 2013, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido pelo o Instituto Dragão do Mar, a Mostra Retroexpectativa chega à sua 10ª edição, trazendo nas salas 1 e 2, entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024, filmes de destaque no circuito dos lançamentos de 2023, pré estreia de obras que serão lançadas neste ano, inéditas no circuito comercial em Fortaleza, e exibições de clássicos de diversas cinematografias.

Haverá ainda as sessões comentadas, ciclos de palestras e a estreia da quarta faixa curatorial Transversal, que apresentará uma seleção de 20 filmes de curtas-metragens distribuídos em diferentes sessões. Com exibições em diferentes formatos, do digital à película de 35mm, haverá algumas sessões gratuitas. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria física ou na bilheteria virtual (ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao).

Exibições

A curadoria de filmes da 10ª Mostra foi elaborada por Fábio Rodrigues Filho, curador e programador do Cinema do Dragão, junto a Kênia Freitas, pesquisadora, crítica e curadora.

Ao todo, a 10ª RetroExpectativa apresenta ao público mais de 75 filmes, com coproduções de mais de 14 países (França/ Polônia/ Itália/ Sudão/ Palestina/ Senegal/ Japão/ Chile/ Argentina/ Portugal/ Estados Unidos), 22 filmes cearenses e 20 de diversas outras regiões do Brasil. Entre curtas e longas-metragens, além de dois programas de curtas: na faixa Clássicos, 13 filmes da cineasta Alice Guy Blaché e, na faixa Transversal, 4 curtas da cineasta palestina Larissa Sansour.

Novidades

A RetroExpectativa conta com o apoio da Mostra de Cinema Árabe Feminino, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, da Embaixada da França no Brasil e Institut Français. Entre as novidades desta edição, se destaca a criação da quarta faixa curatorial, a Transversal, que apresentará uma seleção de 20 filmes de curtas-metragens distribuídos em diferentes sessões. Com esta nova faixa, a mostra apresentará uma programação em que filmes de diferentes metragens e linhas curatoriais interagem numa mesma sessão, “a Mostra já está ligada a imagem do tempo, de olhar para o passado e para o futuro, assim, a ideia do transversal é trançar, cortar, trazer cruzamentos e reafirmar que o tempo se aflora no contemporâneo, algo que já faz parte do histórico do Cinema do Dragão”, analisa Fábio.

Aproximados por traços estéticos comuns, temáticas ou mesmo correspondências insuspeitas a nível histórico, os curtas exibidos apresentam também uma diversidade no que tange às pessoas que realizam tais filmes (pessoas trans e travestis, não binárias, negras, mulheres, etc.).

A nova faixa também pretende experimentar a possibilidade de criação de um projeto fixo de inclusão de filmes de diferentes metragens na grade regular do circuito de lançamentos, assim, a presença de curtas cearenses abrindo as sessões da mostra ativa o plano. Kênia Freitas, curadora convidada, destaca que a novidade se relaciona com “a experiência do cinema que vivemos hoje está cada vez mais ligada às múltiplas telas, com o computador, celular e televisões, mas sem esquecer do espaço da sala de cinema”, assim, “é importante reafirmar isso nas salas”, acrescenta.

Também nesta edição, Noá Bonoba, atriz, roteirista, cineasta e dramaturga, conduzirá o ciclo de conferências Cinematografias Trans, que acontecerá remotamente entre os dias 5 e 7 de fevereiro, de 10h às 12h. Dividido em 3 momentos de diálogo, os encontros abordarão personagens e cinematografia trans, além de questões trabalhistas no audiovisual. As inscrições podem ser realizadas virtualmente de 25 a 28 de janeiro pelo link https://forms.gle/ycMN4ijevfkHNAoZ6.

Fora as novidades, também compõem a programação um bazar de cartazes, em que o público da mostra poderá trocar três ingressos de sessões da Mostra por um cartaz do acervo do Cinema do Dragão e a apresentação especial de “Nas Trilhas do Dragão”, projeto iniciado em 2023, que trará a Camerata de Cordas da UFC para a sessão de encerramento na Sala 2 com um concerto de 1h.

Faixa Retrospectiva

Serão exibidos 19 filmes na faixa que relembra os títulos que foram destaque nos circuitos de lançamento em 2023, entre sucessos de público e premiações. O grande destaque desta edição é ‘Retratos Fantasmas’, de Kleber Mendonça Filho, que será exibido em película 35mm junto a dois filmes cearenses, na quinta-feira (25/01) o curta Longa vida ao cinema cearense, e na terça-feira (06/02) o curta “Ficamos Felizes Com Sua Marcante Presença Nesse Momento Tão Especial de Nossas Vidas”.

Compõem a faixa: ‘Adeus, Capitão’, de Vincent Carelli e Tita; ‘Estranha Forma de Vida’, de Pedro Almodóvar; ‘Elis & Tom, Só Tinha Que Ser Com Você’, de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay; ‘Môa, Raiz Afro Mãe’, de Gustavo McNair; ‘Disco Boy: Choque Entre Mundos’, de Giacomo Abbruzzese; ‘Capitu e o Capítulo’, de Júlio Bressane; ‘Marinheiro das Montanhas’, de Karim Aïnouz; ‘Nosso Sonho’, de Eduardo Albergaria; ‘Os Delinquentes’, de Rodrigo Moreno; ‘Um Filme de Cinema’, de Thiago B. Mendonça; ‘Luz Nos Trópicos’, de Paula Gaitán; ‘Oppenheimer’, de Christopher Nolan; ‘Close’, de Lukas Dhont; ‘A Praga’, de José Mojica Marins; ‘EO’, de Jerzy Skolimowski; ‘Sem Ursos’, de Jafar Panahi, ‘Afire’, de Christian Petzold e ‘Bem-vindos de Novo’, de Marcos Yoshi.

Faixa Expectativa

A faixa Expectativa traz pré-estreias de obras que serão lançadas ao longo de 2024, sendo alguns títulos inéditos no circuito comercial de Fortaleza. “‘Estranho Caminho’, de Guto Parente abre a faixa e é um dos destaques da Mostra.

Neste ano, 16 filmes compõem a faixa: ‘Quando Eu Me Encontrar’, de Amanda Pontes e Michelline Helena; ‘A Flor De Buriti’, de João Salaviza e Renée Nader Messora; ‘A Invenção Do Outro’ de João Salaviza e Renée Nader Messora; ‘Mais Pesado É O Céu’, de Petrus Cariry; ‘O Dia Que Te Conheci’, de André Novais; ‘Sem Coração’, de Nara Normande e Tião; ‘Levante’, de Lillah Halla; ‘Orlando, Minha Biografia Política’, de Paul B. Preciado, ‘Represa’, de Diego Hoefel; ‘Todas As Vidas De Telma’, Adriana Botelho; ‘Um Pedaço Do Mundo’, de Tarcísio Rocha Filho, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo; ‘Mami Wata’, de C.J. Obasi ; ; ‘Toda Noite Estarei Lá’, de Suellen Vasconcelos, Tati Franklin; ‘Sob A Terra Do Encoberto’, de Xan Marçall, Id Libra e ‘Os Anos Super-8’, de Annie Ernaux e David Ernaux-Briot.

Faixa Clássicos

Na faixa Clássicos, são exibidas produções de cinematografias, tempos e metragens distintas, que fazem parte de um repertório clássico de diferentes filmografias. Segundo Fábio, um dos destaques é a versão restaurada em 4k de “Corisco & Dada”, de Rosemberg Cariry, após 27 anos de seu lançamento oficial no circuito comercial, em 1996.

Com variadas produções, a faixa exibirá “A Grande Testemunha / Au Hasard Balthazar” em 35mm, de Robert Bresson; ‘Albourah’, de Ousmane Sembène; ‘Jamal’, de Ibrahim Shaddad; ‘Heremakono – Esperando A Felicidade’, de Abderrahmane Sissako; ‘Sur La Dune De La Solitude’, de Timité Bassori e a sessão gratuita de ‘Alice Guy Blaché – 13 Courts Métrages’, um programa que faz a retrospectiva de 13 curtas-metragens de Alice Guy dirigidos entre 1898 e 1907.

A programação contará também com sessões comentadas, ciclo de palestras e edição especial do “SE ACHEGUE! Cinema na praça” no Espaço Rogaciano Leite Filho, em parceria com o Núcleo de Articulação Territorial do Centro Dragão do Mar.

Faixa Transversal

Kênia percebe a nova faixa como um encontro do cinema com outras formas artísticas, com a música, teatro, performance e artes visuais. “A proposta é trazer essa conversa múltipla pra dentro da sala”, acrescenta.

Dentre os 16 filmes e programa, a novidade destaca os curtas exibidos em 35mm ‘Pode Me Chamar De Nadí’, de Déo Cardoso e ‘Supermemórias’, de Danilo Carvalho, além dos exibidos em formato digital: ‘Corte’, média-metragem inédito em salas de cinema, e ‘Prosopopeia’, que circulou por diversos festivais, de Andréia Pires, diretora, pesquisadora, e performer, que apresentará dois de seus filmes em sessão comentada; o Programa Larissa Sansour, em parceria com a Mostra de CInema Árabe, em sessão comentada com Karine Garcêz, fotógrafa documental, e Kênia Freitas, com participação especial por vídeo e texto de Carol Almeida, crítica de cinema, curadora, professora, e Analu Bambirra, diretora e produtora da Mostra de Cinema Árabe Feminino e sessões aos domingos para infâncias

Também serão exibidos; ‘Na Estrada Sem Fim Há Lampejos De Esplendor’, de Nico da Costa e Sunny Maia; ‘Ficamos Felizes Com Sua Marcante Presença Nesse Momento Tão Especial De Nossas Vidas’, de Pedro Diógenes; ‘Quinze Primaveras’, de Leão Neto; ‘Ramal, de Higor Gomes’, ‘Oração’ de Haroldo Saboia; ‘Oceano’, de Amanda Pontes e Michelline Helena; ‘Kila & Mauna’, de Ella Monstra; ‘Nebulosa’, de Bárbara Cabeça e Noá Bonoba; ‘Longa Vida Ao Cinema Cearense’, dos Irmãos Pretti; ‘Mulheres Árvore’, de Wara; ‘Rumo Ao Desvio’, de Linga Acácio e ‘O Céu De Iracema’, de Iziane Filgueiras Mascarenhas.

Debates

A 10ª Retroexpectativa traz ainda, após exibições, 11 debates com realizadores de diferentes gerações, sendo boa parte de produções cearenses. “O diálogo estará bastante presente na grade, seja entre os filmes em uma mesma sessão, seja entre as faixas, entre mídias e também entre temporalidades. Teremos momentos de debates e sessões comentadas quase todos os dias”, comenta o curador e programador do Cinema do Dragão.

No dia 25 de janeiro, às 19h, Guto Parente (‘Estranho Caminho’) e sua equipe abrem a agenda de conversas. Já no sábado (27), às 16h, Andreia Pires (‘Prosopopéia + Corte’) segue com a participação de Priscila Smiths, diretora de fotografia dos filmes. No dia 3 de fevereiro (sábado), às 16h, é a vez de Amanda Pontes e Michelline Helena (‘Quando Eu Me Encontrar’ e ‘Oceano’) conversarem com o público. Além destas, as sessões de ‘Corisco E Dadá’ com o diretor Rosemberg Cariry; ‘Todas As Vidas de Telma’ com a diretora Adriana Botelho; ‘Represa’, Com Diego Hoefel e equipe; ‘Adeus, Capitão’, em articulação com a Secretaria dos Povos Indígenas; ‘Mais Pesado É O Céu’, com Petrus Cariry e equipe; ‘Curtas Larissa Sansour’, com Karine Garcêz e Kênia Freitas, trazendo um debate sobre a Palestina Livre; ‘Um Pedaço Do Mundo’, com Tarcísio Rocha Filho, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo e “Supermemórias”, com Danilo Carvalho também terão sessões comentadas.

PROGRAMAÇÃO

Faixa Retrospectiva (19 filmes)

ADEUS, CAPITÃO (Brasil, 2023)

Direção: Vincent Carelli e Tita // 175 min // 12 anos // Papo Amarelo/Vídeo nas Aldeias

Sinopse: O “Capitão” Krohokrenhum, líder do povo indígena Gavião, conta para suas netas a sua história. Das guerras de “índio bravo” ao contato com o “homem branco”, da hecatombe do contágio ao fim do mundo Gavião, Krohokrenhum conduz um movimento de reconstrução da memória de seu povo – acompanhado pela câmera de Vincent Carelli desde as primeiras VHS. Finalizado após a partida do Capitão, o filme é a devolução póstuma destes registros. Krohokrenhum deixa sua sombra e conduz, em canto solo, as novas gerações.

Sala 2 – Sessão:

Quarta-feira 31/01 – 14h _ Sessão seguida de conversa.

RETRATOS FANTASMAS (Brasil – 2023)

Direção: Kleber Mendonça Filho // 91 min // 12 anos // Vitrine Filmes

Sinopse: Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.

Sala 2 – Sessões:

Quinta-feira 25/01 – 14h

Terça-feira 06/02 – 14h

ESTRANHA FORMA DE VIDA (Espanha / França – 2023)

Direção: Pedro Almodóvar // 82 min // 14 anos // O2 Play/Mubi

Depois de 25 anos separados, o rancheiro Silva cavalga pelo deserto para visitar seu velho amigo Jake, o xerife de Bitter Creek. O que vem a seguir é uma tarde de intimidade compartilhada, reconciliação e lembranças. No entanto, no dia seguinte, a revelação da conexão dos dois homens com um crime local sugere que há mais no encontro deles do que apenas uma viagem pela estrada da memória.

Sala 1 – Sessão:

Domingo 28/01 – 13h40

+ ELIS & TOM, SÓ TINHA QUE SER COM VOCÊ (Brasil – 2023)

Direção: Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay // 100 min // Livre // O2 Play

Sinopse: Duas grandes estrelas da música brasileira se reúnem em Los Angeles para gravar o álbum que se tornou um clássico. Munido de uma câmera 16mm, Roberto de Oliveira captou as sessões de ensaio e gravação do álbum. Até então inéditas, essas imagens foram restauradas em 4K, revelando a intimidade do processo criativo, a personalidade dos artistas, as tensões, os enfrentamentos e a crescente sinergia entre Elis Regina e Tom Jobim.

Sala 2 – Sessão:

Sexta-feira 02/02 – 14h

MÔA, RAIZ AFRO MÃE (Brasil – 2023)

Direção: Gustavo McNair // 100 min // 12 anos // O2

Sinopse: Em um prenúncio do que viria a ser o governo Bolsonaro, o mestre Moa do Katendê foi assassinado em um bar de Salvador, e foi assim que muita gente ficou sabendo de sua existência. O que muitos ainda desconhecem é que ele foi um dos artífices da revolução ocorrida no carnaval baiano, com o surgimento de blocos afro. Além disso, foi compositor, professor de capoeira e símbolo de resistência cultural. Sua história é contada através de imagens e depoimentos de gente como Gilberto Gil, Letieres Leite, Lazzo Matumbi, Fabiana Cozza, entre outros.

Sala 1 – Sessão:
Quinta-feira 25/01 – 15h20

DISCO BOY: CHOQUE ENTRE MUNDOS (Bélgica, França, Itália e Polônia – 2023)

Direção: Giacomo Abbruzzese // 91 min // 12 anos // Pandora Filmes

Sinopse: Depois de uma dolorosa viagem pela Europa, Aleksei chega a Paris para se juntar à Legião Estrangeira. No Delta do Níger, Jomo luta contra as companhias petrolíferas que ameaçam sua aldeia e a vida de sua família. Um dia, à frente de um grupo armado, ele sequestra cidadãos franceses. Um comando da Legião Estrangeira intervém, liderado por Aleksei. Os destinos de Aleksei e Jomo vão se fundir e continuar além das fronteiras, corpos, vida e morte.

Sala 1 – Sessão:
Terça-feira 30/01 – 16h10

CAPITU E O CAPÍTULO (Brasil – 2021)

Diretor: Júlio Bressane // 75 min // 14 anos // Pandora Filmes

Sinopse: Olhares, atitudes, vicissitude e passionalidade, novas e antigas percepções. Trama que permeia a inquietude trazida pelo sentimento mais primitivo que o ser humano pode experimentar, criando e sorvendo o fantasma criado pelo ciúme, desdobrando-se em intrigas capitulares criadas por Bentinho em devaneios que o tomam sobremaneira pelo amor doentio por sua Capitu.

Sala 1 – Sessão:
Sexta-feira 27/01 – 15h30

+ MARINHEIRO DAS MONTANHAS (Brasil, Argélia – 2021)

Direção: Karim Aïnouz // 98 min. // 12 anos // Gullane

Sinopse: Diário de viagem filmado na primeira ida de Karim Aïnouz à Argélia, país em que seu pai nasceu. Entre registros da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8, o longa opera uma costura fina entre a história de amor dos pais do diretor, a Guerra de Independência Argelina, memórias de infância e os contrastes entre Cabília (região montanhosa no norte da Argélia) e Fortaleza, cidade natal de Karim e de sua mãe, Iracema. Passado, presente e futuro se entrelaçam em uma singular travessia.

Sala 2 – Sessão:

Terça-feira 07/02 – 14h

NOSSO SONHO (Brasil – 2023)

Direção: Eduardo Albergaria // 120 min // 12 anos // Manequim Filmes

Sinopse: Cinebiografia de Claudinho e Buchecha, dupla de maior sucesso do funk melody nacional de todos os tempos e ícone máximo do gênero na música brasileira. A história de uma amizade que se transforma em força de superação e conquista. Uma história real repleta de fantasia.

Sala 02: Sessão:

Sexta-feira 26/01 – 14h

OS DELINQUENTES (Argentina, 2023)

Direção: Martin Scorsese // 189 min. // 12 anos // Vitrine Filmes

Sinopse: Os bancários Morán e Román questionam a tediosa rotina que levam no centro de Buenos Aires. Um deles encontra uma solução e comete um crime em busca de uma vida melhor. Esta decisão leva a uma mudança radical na vida dos dois colegas e compromete para sempre o destino de ambos.

Sala 1 – Sessão:
Sexta-feira 26/01 – 15h30

+ UM FILME DE CINEMA (Brasil, 2017)

Direção: Thiago B. Mendonça // 84 min. // Livre // Embaúba

Sinopse: Bebel, filha de um diretor de cinema em crise, quer fazer um filme com seus amigos para um projeto escolar. A realização do filme se torna uma grande aventura e leva Bebel, sua família e seus amigos a uma viagem pela história do cinema.

Sessão para infâncias

Sala 2 – Sessão:

Domingo 28/01 – 14h

Domingo 04/02 – 14h

LUZ NOS TRÓPICOS (BRASIL – 2020)

Direção: Paula Gaitán // 260 min // 14 anos // Descoloniza Filmes

Sinopse: Em Luz nos Trópicos a cineasta Paula Gaitán tece uma densa estrutura de histórias e linhas do tempo, enredados por cosmogonias indígenas, cadernos de viagem e literatura antropológica. O filme é um tributo à abundante vegetação das Américas e às populações nativas do continente. Um filme de navegação livre como um rio sinuoso.

Sala 1 – Sessão:

Sábado 27/01 – 17h20

OPPENHEIMER (EUA – 2023)

Direção: Christopher Nolan // 180 min // 16 anos // Universal

Sinopse:. Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan – que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.

Sala 1 – Sessão:

Quinta-feira 25/01 – 17h20

CLOSE (Bélgica, França, Holanda – 2022)

Direção: Lukas Dhont // 105 min // 12 anos // O2 PLAY e MUBI

Sinopse: Um estudo elegante, poético e empático da juventude, do aclamado escritor e diretor Lukas Dhont. Léo e Rémi, de treze anos, são inseparáveis; melhores amigos, tão próximos como irmãos. No entanto, quando começam um novo ano escolar, as pressões da adolescência florescente desafiam seu vínculo com consequências inesperadas e de longo alcance. Com atuações incríveis dos estreantes Eden Dambrine e Gustav De Waele, o segundo filme de Dhont é uma história de amadurecimento profundamente comovente que terá um impacto duradouro.

Sala 1 – Sessão:

Domingo 28/01 – 15h20

+ A PRAGA (Brasil – 2021)

Direção: José Mojica Marins // 70 min // 16 anos // Elo Filmes

Sinopse: “A Praga”, último filme inédito dirigido pelo mestre do horror José Mojica Marins (Zé do Caixão), conta a história de Marina e Juvenal. Um casal, que durante um passeio pelo campo, para em frente à casa de uma estranha idosa para tirar fotos. Irritada, ela se revela como uma bruxa e joga uma maldição em Juvenal: uma perseguição psíquica horrorizante, provocando uma ferida que se abre em seu corpo de forma descontrolada. O ferimento leva Juvenal a uma fome insaciável por carne crua e precisa ser alimentado constantemente para ser saciado. Como abertura do filme, o curta-metragem “A Última Praga de Mojica”, com direção de Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira, relata o processo de resgate e finalização de A Praga. Produzido originalmente em 1980, o filme não chegou a ser concluído e era dado como perdido.

Sala 2 – Sessão:

Sábado 03/02 – 14h

+ EO (Polônia/Itália – 2022)

Direção: Jerzy Skolimowski // 88 min // 14 anos // Zeta Filmes

Sinopse: O mundo é um lugar misterioso quando visto pelos olhos de um animal. Eo, um burro cinza com olhos melancólicos, conhece pessoas boas e más ao longo do caminho. Após deixar o circo, percorre da Polônia à Itália, experimenta alegria e dor, transforma sua sorte em desastre, seu desespero em uma inesperada felicidade. Mas nem por um instante ele perde sua inocência.

Sala 2 – Sessão:

Domingo 04/02 – 16h

SEM URSOS (Irã – 2022)

Direção: Jafar Panahi // 106 min // 12 anos // Imovision

Sinopse: Um retrato de duas histórias de amor contadas em paralelo. Em ambas, os amantes são afetados por obstáculos ocultos e inevitáveis, pela força da superstição local e pelos mecanismos do poder.

Sala 2 – Sessão:

Sexta-feira 26/01 – 16h20

BEM-VINDOS DE NOVO (Brasil – 2021)

Direção: Marcos Yoshi // 105 min // 10 anos // Embaúba

Sinopse – Na virada do milênio, os descendentes de japoneses Yayoko e Roberto Yoshisaki foram tentar uma vida melhor no Japão, enquanto seus três filhos ficaram no Brasil com os avós. O casal retorna 13 anos depois, e a família passa por uma complexa reconstrução afetiva, documentada pelo filho Marcos Yoshi. A história de uma família dividida entre a necessidade de garantir o sustento e o desejo de permanecer junta.

Sala 1 – Sessão:

Quarta-feira 31/01 – 16h

AFIRE (Alemanha – 2023)

Direção: Christian Petzold // 102 min // 12 anos // Imovision

Sinopse: Uma pequena casa de férias junto ao mar Báltico. Os dias estão quentes e não chove há semanas. Quatro jovens se reúnem, velhos e novos amigos. À medida que as florestas secas ao redor deles começam a pegar fogo, o mesmo acontece com suas emoções. Felicidade, luxúria e amor; mas também ciúmes, ressentimentos e tensões.

Sala 2 – Sessão:

Sábado 27/01 – 14h

Faixa Expectativa (16 filmes)

ESTRANHO CAMINHO (CE / Brasil, 2023)

Direção: Guto Parente // 83 min // 12 anos // Embaúba

Sinopse: Um jovem cineasta que visita sua cidade natal é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia e precisa encontrar seu pai, com quem não fala há mais de dez anos. Depois do primeiro encontro, coisas estranhas começam a acontecer.

Sala 2 – Sessão:

Quinta-feira 25/01 – 19h _ Sessão seguida de conversa com a equipe.

QUANDO EU ME ENCONTRAR (CE/ Brasil, 2023)

Direção: Amanda Pontes e Michelline Helena // 78 min // Embaúba

Sinopse – A partida de Dayane se desenrola na vida daqueles que ela deixou para trás. Sua mãe, Marluce, faz de tudo para não demonstrar o choque que a partida da filha lhe causou. A irmã mais nova de Dayane, Mariana, enfrenta alguns problemas na nova escola onde está estudando. Antônio, noivo de Dayane, se vê num vazio diante da partida dela e busca obsessivamente por respostas.

Sala 2 – Sessão:

Sábado 03/02 – 16h _ Sessão seguida de conversa com a equipe.

A FLOR DE BURITI (Portugal/ Brasil, 2023)
Direção: João Salaviza e Renée Nader Messora // 124 min // Embaúba

Sinopse: Em 1940, duas crianças do povo indígena Krahô encontram na escuridão da floresta um boi perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um brutal massacre, perpetrado pelos fazendeiros da região. Em 1969, os filhos dos sobreviventes são coagidos a integrar uma unidade militar, durante a Ditadura brasileira. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô continuam a caminhar sobre a sua terra sangrada, reinventando a cada dia infinitas formas de resistência.

Sala 1 – Sessão:

Quarta-feira 31/01 – 19h20.

Mais notícias

Ver tudo de Notas