programação Cultural

Cinema do Dragão realiza a 10ª Mostra Retroexpectativa a partir desta quinta-feira (25)

Por Viviane Ferreira - Em 25/01/2024 às 9:53 AM

40 Zsolt Anger 600x371

A aguardada mostra exibirá mais de 75 filmes entre sucessos de crítica e público, clássicos e pré-estreias, além de sessões comentadas, bazar de cartazes e outras novidades.

Nesta quinta-feira (25), o Cinema do Dragão inicia a programação da 10ª Mostra Retrospectiva. Este ano serão exibidos mais de 75 filmes, com sessões diárias trazendo pré-estreias, clássicos, debates e sessões comentadas. Com exibições em diferentes formatos, do digital à película de 35mm, haverá algumas sessões gratuitas. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria física ou na bilheteria virtual .

Na sala 1 seguem em cartaz a comédia dramática ‘Os Rejeitados’, filme dirigido por Alexander Payne e roteirizado por David Hemingson. O longa venceu recentemente duas categorias no Globo de Ouro: Paul Giamatti ganhou o prêmio de melhor ator e Da’Vine Joy Randolph o de melhor atriz coadjuvante; ‘O Melhor Está Por Vir’, dir. de Nani Moretti, elogiada comédia que narra a história de um diretor de cinema realizando um filme que se passa na Roma dos anos de 1950, protagonizada pelo próprio diretor; ‘A Menina Silenciosa’, filme dirigido por Colm Bairéad, que foi indicado ao Oscar 2023 de Melhor Filme Internacional, tornando-se o primeiro filme irlandês a concorrer em tal categoria; ‘Folhas De Outono’, filme de Aki Kaurismäki (‘O Porto’ e ‘O Outro Lado Da Esperança’), vencedor do prêmio do júri do Festival de Cannes 2023 e representante da Finlândia para o Oscar 2024; e ‘Monster’, longa dirigido por Hirokazu Kore-eda (‘Assunto De Família’, ‘Pais E Filhos’, etc.), onde três pontos de vista são justapostos para narrar um episódio na vida do jovem Minato. Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes 2023, o filme se passa numa cidade suburbana do Japão; ‘Segredos De Um Escândalo’, filme dirigido Todd Haynes, baseado em fatos reais, que traz a história de Elizabeth Berry (interpretada por Natalie Portman): uma atriz em pesquisa para seu próximo papel no cinema; e ‘Mal Viver’, filme de João Canijo, que recebeu o Urso de Prata, Prêmio do Júri, no Festival de Berlim 2023, além de ser o representante de Portugal na disputa por uma vaga no Oscar de 2024.

10ª Mostra Retroexpectativa

Anualmente realizada desde a reinauguração do Cinema do Dragão em 2013, a Mostra Retroexpectativa apresenta ao público duas semanas de programação inédita.

Neste ano, a curadoria de filmes da Mostra foi elaborada por Fábio Rodrigues Filho, curador e programador do Cinema do Dragão, junto a Kênia Freitas, pesquisadora, crítica e curadora. A 10ª edição apresenta ao público mais de 75 filmes, dentre estes alguns destaque no circuito dos lançamentos de 2023, pré estreia de obras que serão lançadas neste ano, inéditas no circuito comercial em Fortaleza, e exibições de clássicos de diversas cinematografias. Haverá ainda as sessões comentadas, ciclos de palestras e a estreia da quarta faixa curatorial Transversal, que apresentará uma seleção de 20 filmes de curtas-metragens distribuídos em diferentes sessões.

Com coproduções de mais de 14 países (França/ Polônia/ Itália/ Sudão/ Palestina/ Senegal/ Japão/ Chile/ Argentina/ Portugal/ Estados Unidos), 22 filmes cearenses e 20 de diversas outras regiões do Brasil. Entre curtas e longas-metragens, além de dois programas de curtas: na faixa Clássicos, 13 filmes da cineasta Alice Guy Blaché e, na faixa Transversal, 4 curtas da cineasta palestina Larissa Sansour.

Transversal

Neste ano é lançada a faixa Transversal. Como o próprio nome propõe, atravessa em movimento sinuoso toda a programação, inspirando cruzamento entre as outras faixas, e também uma experimentação de programação, que se desdobrará na grade regular do Cinema, com sessões conjuntas de curtas cearenses com longas do circuito de lançamento. A ação tem lastro no histórico da Mostra Retroexpectativa, diante da dimensão de experimentação curatorial presente em edições anteriores.

Dentre os 16 filmes e programa, a novidade destaca os curtas exibidos em 35mm ‘Pode Me Chamar De Nadí’, de Déo Cardoso e ‘Supermemórias’, de Danilo Carvalho, além dos exibidos em formato digital: ‘Corte’, média-metragem inédito em salas de cinema, e ‘Prosopopeia’, que circulou por diversos festivais, de Andréia Pires, diretora, pesquisadora, e performer, que apresentará dois de seus filmes em sessão comentada; o Programa Larissa Sansour, em parceria com a Mostra de CInema Árabe, em sessão comentada com Karine Garcêz, fotógrafa documental, e Kênia Freitas, com participação especial por vídeo e texto de Carol Almeida, crítica de cinema, curadora, professora, e Analu Bambirra, diretora e produtora da Mostra de Cinema Árabe Feminino e sessões aos domingos para infâncias

Retrospectiva

Na faixa Retrospectiva estão programados 19 filmes, mais 7 obras que seguem em exibição da grade regular do Cinema do Dragão. Destaque para ‘Retratos Fantasmas’, de Kleber Mendonça Filho, que será reexibido em película de 35mm, acompanhado dos curtas ‘Longa Vida ao Cinema Cearense’, dos Irmãos Pretti, e ‘Ficamos Felizes Com Sua Marcante Presença Nesse Momento tão Especial’, de Nossas Vidas, de Pedro Diógenes; e ‘Um Filme De Cinema’, de Thiago B. Mendonça, filme para infâncias, que será exibido nas tardes de domingo da mostra, acompanhado dos curtas cearenses ‘Pode Me Chamar de Nadí’, de Déo Cardoso, em 35mm, e ‘O Céu De Iracema’, de Iziane Filgueiras Mascarenhas.

Expectativa

A Expectativa apresenta 18 filmes, dois deles programados junto à grade regular do cinema, ‘Anatomia De Uma Queda’, de Justine Triet e ‘Vidas Passadas’, de Celine Song. Nesta faixa, os destaques especiais vão para os seis longas cearenses em pré-estreia, sempre com sessões comentadas: ‘Estranho Caminho’, de Guto Parente; ‘Quando Eu Me Encontrar’, de Amanda Pontes e Michelline Helena; ‘Mais Pesado É O Céu’, de Petrus Cariry; ‘Represa’, de Diego Hoefel; ‘Todas As Vidas De Telma’, de Adriana Botelho e ‘Um Pedaço Do Mundo’, de Tarcísio Rocha Filho, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo.

Clássicos

Já a faixa Clássicos é marcada pela parceria com a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e Institut Français, trazendo filmes incontornáveis das cinematografias francesa e africanas. Serão exibidos 7 filmes de diferentes metragens além de um programa de 13 curtas da cineasta pioneira Alice Guy Blaché. Serão duas sessões do filme ‘Corisco E Dadá’, de Rosemberg Cariry, em versão restaurada em 4k, com a presença do diretor. Em encruzilhadas, que aproximam ‘Albourah’, curta-metragem raro de Ousmane Sembene com o longa polonês, ‘EO’, de Jerzy Skolimowski e o experimentalismo radical do curta ‘Jamal’, de Ibrahim Shaddad, do Grupo do cinema sudanês) com ‘A Grande Testemunha’, em 35mm, clássico de Robert Bresson – em uma sessão dupla marcada pela perspectiva de sensibilidade mais-que-humanas.

Novidades

Também nesta edição, Noá Bonoba, atriz, roteirista, cineasta e dramaturga, conduzirá o ciclo de conferências Cinematografias Trans, que acontecerá remotamente entre os dias 5 e 7 de fevereiro, de 10h às 12h. Dividido em 3 momentos de diálogo, os encontros abordarão personagens e cinematografia trans, além de questões trabalhistas no audiovisual. As inscrições podem ser realizadas virtualmente de 25 a 28 de janeiro pelo link https://forms.gle/ycMN4ijevfkHNAoZ6.

Também compõem a programação um bazar de cartazes, em que o público da mostra poderá trocar três ingressos de sessões da Mostra por um cartaz do acervo do Cinema do Dragão e a apresentação especial de “Nas Trilhas do Dragão”, projeto iniciado em 2023, que trará a Camerata de Cordas da UFC para a sessão de encerramento na Sala 2 com um concerto de 1h.

Acessibilidade da grade

O Cinema do Dragão dispõe do recurso “Cine Assista”, uma solução capaz de prover acessibilidade em salas de cinemas através da transmissão e sincronização de conteúdos de Libras, audiodescrição e legenda para um aplicativo instalado em dispositivo móvel. O equipamento possibilita que pessoas surdas e/ou cegas assistam aos filmes que dispõem dessa tecnologia. Espectadores que precisarem do recurso podem solicitar o aparelho na Bilheteria e devem instalar o aplicativo no seu telefone móvel.

PROGRAMAÇÃO

EM CARTAZ (programação regular)

MAL VIVER (Portugal, 2023) – 2ª Semana

Direção: João Canijo // 127 min. // 14 anos // Zeta Filmes

Sinopse: Cinco mulheres da mesma família, de diferentes gerações, administram um antigo hotel familiar, na costa norte de Portugal, tentando salvá-lo da decadência inexorável. Um conflito antigo, talvez irreparável, pesa sobre elas: são mães incapazes de amar suas filhas. Quando a jovem Salomé chega ao hotel, velhas feridas são reabertas. Vivendo neste mesmo espaço, por vezes claustrofóbico, causa uma perturbação que traz à tona ódios latentes e rancores acumulados.

Sala 1 – Sessão:

Terça 30/01 – 18h

SEGREDOS DE UM ESCNDALO (EUA, 2024) – 2ª semana

Direção: Todd Haynes // 116 min. // 16 anos // Diamond Films

Sinopse: Sinopse: Em SEGREDOS DE UM ESCNDALO, Natalie Portman interpreta Elizabeth Berry, uma atriz em pesquisa para seu próximo papel no cinema: Gracie Atherton-Yoo (Julianne Moore), que 20 anos atrás viveu um romance que causou escândalo e a sua prisão. Seu marido, Joe (Charles Melton), tinha 13 anos na época e Gracie, 36.

Sala 1 – Sessão:

Domingo 28/01 – 17h20

OS REJEITADOS (EUA, 2024) – 3ª Semana

Direção: Alexander Payne // 134 min. // 16 anos // Universal

Sinopse: A desventura de um professor mal-humorado de uma prestigiada escola americana, forçado a permanecer no campus para cuidar do grupo de alunos que não tem para onde ir durante as férias de Natal. Ele acaba criando um vínculo improvável com um deles – um encrenqueiro magoado e muito inteligente – e com a cozinheira-chefe da escola, que acaba de perder um filho no Vietnã.

Sala 1 – Sessão:

Terça 30/01 – 13h40

O MELHOR ESTÁ POR VIR (Itália, 2023) – 4ª Semana

Direção: Nanni Moretti // 95 min. // 12 anos // Pandora Filmes

Sinopse: Ambientada na Roma dos anos 50, no mundo do circo e da indústria cinematográfica, o longa acompanha um cineasta que tenta terminar um filme sobre os comunistas italianos, mas que enfrenta uma série de obstáculos. Sempre no limite, para alcançar seu objetivo ele precisa acreditar que o melhor está por vir.

Sala 1 –

Sexta 26/01 – 13h40

A MENINA SILENCIOSA (Brasil, 2023) – 4ª Semana

Direção: Colm Bairéad // 96 min. // 14 anos // Imovision

Sinopse: Cáit é uma menina de nove anos que tem uma família enorme, pobre e disfuncional. Com a aproximação de mais um parto de sua mãe, ela é enviada para a casa de parentes distantes apenas com a roupa do corpo. Ao receber os cuidados deste casal de meia idade, Cáit desabrocha e descobre uma nova forma de viver, mas nesta casa onde o carinho cresce e onde não há segredos, a menina silenciosa faz uma dolorosa descoberta.

Sala 2 –

Quinta 25/01 – 13h40

FOLHAS DE OUTONO (Finlândia, Alemanha, 2023) – 5ª Semana

Direção: Aki Kaurismaki // 80 min. // 14 anos // O2 Filmes

Sinopse: Dois estranhos solitários se encontram por acaso na noite de Helsinque, na Finlândia, em busca do primeiro, único e último amor. No entanto, os caminhos para a felicidade são obscurecidos pelo alcoolismo do homem, números de telefone perdidos, desconhecimento do nome um do outro – e os obstáculos gerais e cotidianos da vida.

Sala 2 – Sessão:

Sábado 27/01 – 13h40

MONSTER / Kaibutsu (Japão, 2023) – 6ª Semana

Direção: Kore-eda Hirokazu // 126 min. // 12 anos // Imovision

Sinopse: Uma mãe sente que há algo errado quando seu filho começa a se comportar de maneira estranha. Ao descobrir que um professor é o responsável, ela vai até a escola exigindo saber o que está acontecendo. Enquanto o caso se desenrola pelos olhos da mãe, do professor e da criança, a verdade começa a surgir.

Sala 2 – Sessão:

Quarta 31/01 – 13h40

Programação 10ª Mostra RetroExpectativa

Faixa Retrospectiva

ADEUS, CAPITÃO (Brasil, 2023)

Direção: Vincent Carelli e Tita // 175 min // 12 anos // Papo Amarelo/Vídeo nas Aldeias

Sinopse: O “Capitão” Krohokrenhum, líder do povo indígena Gavião, conta para suas netas a sua história. Das guerras de “índio bravo” ao contato com o “homem branco”, da hecatombe do contágio ao fim do mundo Gavião, Krohokrenhum conduz um movimento de reconstrução da memória de seu povo – acompanhado pela câmera de Vincent Carelli desde as primeiras VHS. Finalizado após a partida do Capitão, o filme é a devolução póstuma destes registros. Krohokrenhum deixa sua sombra e conduz, em canto solo, as novas gerações.

Sala 2 – Sessão:

Quarta-feira 31/01 – 14h _ Sessão seguida de conversa.

AFIRE (Alemanha, 2023) Materiais

Direção: Christian Petzold // 103 min. // 12 anos // Imovision

Sinopse: Uma pequena casa de férias junto ao mar Báltico. Os dias estão quentes e não chove há semanas. Quatro jovens se reúnem, velhos e novos amigos. À medida que as florestas secas ao redor deles começam a pegar fogo, o mesmo acontece com suas emoções. Felicidade, luxúria e amor; mas também ciúmes, ressentimentos e tensões.

Sala 2 – Sessão:

Sábado 27/01 – 14h

BEM-VINDOS DE NOVO (Brasil – 2021) Materiais

Direção: Marcos Yoshi // 105 min // 10 anos // Embaúba

Sinopse – Na virada do milênio, os descendentes de japoneses Yayoko e Roberto Yoshisaki foram tentar uma vida melhor no Japão, enquanto seus três filhos ficaram no Brasil com os avós. O casal retorna 13 anos depois, e a família passa por uma complexa reconstrução afetiva, documentada pelo filho Marcos Yoshi. A história de uma família dividida entre a necessidade de garantir o sustento e o desejo de permanecer junta.

Sala 1 – Sessão:

Quarta-feira 31/01 – 16h

CAPITU E O CAPÍTULO (Brasil – 2021) Materiais

Diretor: Júlio Bressane // 75 min // 14 anos // Pandora Filmes

Sinopse: Olhares, atitudes, vicissitude e passionalidade, novas e antigas percepções. Trama que permeia a inquietude trazida pelo sentimento mais primitivo que o ser humano pode experimentar, criando e sorvendo o fantasma criado pelo ciúme, desdobrando-se em intrigas capitulares criadas por Bentinho em devaneios que o tomam sobremaneira pelo amor doentio por sua Capitu.

Sala 1 – Sessão:
Sexta-feira 27/01 – 15h30

CLOSE (Bélgica, França, Holanda – 2022) Materiais

Direção: Lukas Dhont // 105 min // 12 anos // O2 PLAY e MUBI

Sinopse: Um estudo elegante, poético e empático da juventude, do aclamado escritor e diretor Lukas Dhont. Léo e Rémi, de treze anos, são inseparáveis; melhores amigos, tão próximos como irmãos. No entanto, quando começam um novo ano escolar, as pressões da adolescência florescente desafiam seu vínculo com consequências inesperadas e de longo alcance. Com atuações incríveis dos estreantes Eden Dambrine e Gustav De Waele, o segundo filme de Dhont é uma história de amadurecimento profundamente comovente que terá um impacto duradouro.

Sala 1 – Sessão:

Domingo 28/01 – 15h20

DISCO BOY: CHOQUE ENTRE MUNDOS (Bélgica, França, Itália e Polônia – 2023) Materiais

Direção: Giacomo Abbruzzese // 91 min // 12 anos // Pandora Filmes

Sinopse: Depois de uma dolorosa viagem pela Europa, Aleksei chega a Paris para se juntar à Legião Estrangeira. No Delta do Níger, Jomo luta contra as companhias petrolíferas que ameaçam sua aldeia e a vida de sua família. Um dia, à frente de um grupo armado, ele sequestra cidadãos franceses. Um comando da Legião Estrangeira intervém, liderado por Aleksei. Os destinos de Aleksei e Jomo vão se fundir e continuar além das fronteiras, corpos, vida e morte.

Sala 1 – Sessão:
Terça-feira 30/01 – 16h10

ESTRANHA FORMA DE VIDA (Espanha / França – 2023) Materiais

Direção: Pedro Almodóvar // 82 min // 14 anos // O2 Play/Mubi

Depois de 25 anos separados, o rancheiro Silva cavalga pelo deserto para visitar seu velho amigo Jake, o xerife de Bitter Creek. O que vem a seguir é uma tarde de intimidade compartilhada, reconciliação e lembranças. No entanto, no dia seguinte, a revelação da conexão dos dois homens com um crime local sugere que há mais no encontro deles do que apenas uma viagem pela estrada da memória.

Sala 1 – Sessão:

Domingo 28/01 – 13h40

LUZ NOS TRÓPICOS (BRASIL – 2020) Materiais

Direção: Paula Gaitán // 260 min // 14 anos // Descoloniza Filmes

Sinopse: Em Luz nos Trópicos a cineasta Paula Gaitán tece uma densa estrutura de histórias e linhas do tempo, enredados por cosmogonias indígenas, cadernos de viagem e literatura antropológica. O filme é um tributo à abundante vegetação das Américas e às populações nativas do continente. Um filme de navegação livre como um rio sinuoso.

Sala 1 – Sessão:

Sábado 27/01 – 17h20

MÔA, RAIZ AFRO MÃE (Brasil – 2023) Materiais

Direção: Gustavo McNair // 100 min // 12 anos // O2

Sinopse: Em um prenúncio do que viria a ser o governo Bolsonaro, o mestre Moa do Katendê foi assassinado em um bar de Salvador, e foi assim que muita gente ficou sabendo de sua existência. O que muitos ainda desconhecem é que ele foi um dos artífices da revolução ocorrida no carnaval baiano, com o surgimento de blocos afro. Além disso, foi compositor, professor de capoeira e símbolo de resistência cultural. Sua história é contada através de imagens e depoimentos de gente como Gilberto Gil, Letieres Leite, Lazzo Matumbi, Fabiana Cozza, entre outros.

Sala 1 – Sessão:
Quinta-feira 25/01 – 15h20

Mais notícias

Ver tudo de Notas