Novidade

Cinema do Dragão traz duas estreias a partir desta quinta (24)

Por Viviane Ferreira - Em 24/08/2023 às 2:07 PM

Oppenheimer

.

O Cinema do Dragão, cinema que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, traz duas estreias a partir desta quinta-feira (24): ‘Retratos Fantasmas’, de Kleber Mendonça Filho, e ‘Rheingold – o Roubo do Sucesso’, de Fatih Akin.

Seguem em cartaz: ‘Oppenheimer’, de Christopher Nolan, filme sobre o físico J. Robert Oppenheimer, que trabalhou com uma equipe de cientistas durante o Projeto Manhattan no desenvolvimento da bomba atômica; ‘Barbie’, de Greta Gerwig, live action em que a famosa boneca, interpretada por Margot Robbie, começa a questionar a sua vida na Barbielândia, o que a leva a novas aventuras no mundo real; ‘Casa Vazia’, de Giovani Borba, vencedor de prêmios no CineBH e no Olhar de Cinema; ‘Disco boy – Choque entre Mundos’, de Giacomo Abbruzzese, premiado no Festival de Berlim deste ano com o Urso de Prata de Melhor Contribuição Artística; e ‘Môa, Raiz Afro Mãe’, de Gustavo McNair, que narra a vida e a trajetória do artista e símbolo de resistência cultural, Môa do Katendê.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria física ou na bilheteria virtual (ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao).

As estreias

O filme ‘Retratos Fantasmas’, dirigido por Kleber Mendonça Filho, (‘O Som ao Redor’, ‘Aquarius’ e ‘Bacurau’), entra em cartaz na sala 1. O longa documental teve sua estreia mundial no Festival de Cannes na seleção Special Screening. A obra é fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem, e traz o centro da cidade do Recife como personagem principal, sendo um espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX.

Na sala 2, estreia ‘Rheingold – o Roubo do Sucesso’, ficção biográfica sobre a vida do rapper iraniano-curdo Giwar Hajabi, mais conhecido como Xatar. O filme é dirigido e roteirizado pelo cineasta alemão Fatih Akin (O BAR LUVA DOURADA, EM PEDAÇOS e CONTRA PAREDE). Baseado na autobiografia de Xatar, acompanhamos a trajetória turbulenta do personagem, que foi preso por um dos maiores roubos da história e grava, ainda na penitenciária, um lendário álbum de rap. Com diversos prêmios, um dos destaques do longa é a atuação de Emílio Sakraya, que desempenha o papel do protagonista.

Acessibilidade da grade

O Cinema do Dragão dispõe do recurso “Cine Assista”, uma solução capaz de prover acessibilidade em salas de cinemas através da transmissão e sincronização de conteúdos de Libras, audiodescrição e legenda para um aplicativo instalado em dispositivo móvel. O equipamento possibilita que pessoas surdas e/ou cegas assistam aos filmes que dispõem dessa tecnologia. Espectadores que precisarem do recurso podem solicitar o aparelho na Bilheteria e devem instalar o aplicativo no seu telefone móvel.

Mais notícias

Ver tudo de Notas