Dia da Mulher

Confira cinco produções sobre figuras femininas que marcaram a história

Por Gabriela - Em 08/03/2022 às 12:47 PM

Image (1)

Spencer

Nas telas do cinema, as super-heroínas são conhecidas pelos seus poderes sobre-humanos, como invulnerabilidade, velocidade, indestrutibilidade, manipulação de energias, e por aí vai. Porém, na vida real, existes diversas vezes mulheres de carne e osso, poderosas e obstinadas que revolucionaram o modo de viver, mudando o curso da história e inspirando a produção de grandes filmes.

Para marcar este 8 de março, reunimos uma lista com cinco filmes que exaltam mulheres reais. Confira:

As sufragistas

O filme mostra a realidade de um grupo que viveu em um importante período histórico. ‘As Sufragistas’, estrelado em 2015 por Carey Mulligan e Helena Bonham Carter, conta a história do início do movimento feminista na luta pelo direito ao voto feminino. Também mostra a reivindicação por igualdade entre homens e mulheres entre o século XIX e XX.

Estrelas além do tempo

Baseado em fatos reais, o filme ‘Estrelas além do tempo’, dirigido por Theodore Melfi, conta a história de três cientistas negras que trabalhavam na NASA durante o ano de 1960. Elas contribuíram para a conquista espacial durante o período da Guerra Fria, quando ocorria uma importante disputa entre Rússia e Estados Unidos para ver quem mandaria o primeiro ‘homem’ para o espaço.

Frida

​Frida Kahlo, conhecida por ser uma das maiores representações feministas, é a protagonista do filme ‘ Frida’. O filme que conta a verdadeira história da conturbada vida da artista mexicana e retrata a trajetória de um dos nomes mais importantes do século XX. Baseado em fatos reais, o filme apresenta as dores que atormentam Frida durante toda sua vida, por causa de um acidente na adolescência, e expõe a problemática vida amorosa com Diego Rivera, conhecido por seus casos conjugais.

Amelia

O filme tem início em 1928, quando a aviadora americana Amelia Earhart realizou marcos importantes, como diversos recordes de altitude e velocidade. Além de ter sido a primeira mulher a sobrevoar sozinha o Oceano Atlântico, Amelia tornou-se a primeira mulher a dar a volta ao mundo em um avião.

Spencer

Lançado no ano passado e estrelado por Kristen Stewart, na pele da princesa Diana Frances Spencer (1961-1997), o filme teve a sua trama baseada em eventos reais envolvendo a ex-mulher do príncipe Charles. O longa mostra como teria sido o último Natal que Diana passou com a Família Real. Ao invés de encenar fatos históricos, busca retratar o estado de espírito da Princesa, mostrando uma mulher completamente atormentada e infeliz, vivendo em agonia.

Mais notícias

Ver tudo de Notas