Mosaico vivo

Daniel Buren realiza intervenção na icônica fachada do Copacabana Palace

Por Viviane Ferreira - Em 13/03/2024 às 11:09 AM

Image 123650291 1

Daniel Buren faz instalação no Copacabana Palace — Foto: Gabriel Tesserolli

O Copacabana Palace está diferente. Nas últimas semanas, os vidros das 121 janelas da icônica fachada do hotel foram coloridos por 1.322 vinis transparentes, em azul, vermelho, verde, amarelo e rosa, obra do artista francês Daniel Buren. Intitulada “Escala colorida para Copacabana Palace”, a instalação faz parte do projeto Mitico, realizado há três anos pela Belmond em parceria com a Galleria Continua.

Neste 2024, seis endereços da rede de luxo hoteleira ganham o colorido de Buren. Além do Copa, estão na lista Mount Nelson, na Cidade do Cabo; Villa San Michele, em Florença; Castello di Casole, na Toscana; Hotel Cipriani, em Veneza; e La Residencia, em Maiorca. “São seis trabalhos absolutamente diferentes, só o meu nome os conecta”, deixa claro o artista, de 85 anos, em entrevista por Zoom de sua casa, em Boulogne-Billancourt, na França.

Na próxima quinta, dia 14, Buren estará no Rio para inaugurar pessoalmente a instalação e participar do Copa Art Talks, evento para convidados no teatro do hotel. Será sua quinta ou sexta vez na cidade, ele já perdeu as contas. “Há cerca de 40 anos, quando vim ao Brasil, pela primeira vez, para participar da Bienal de São Paulo, emendei dois dias no Rio e fiquei hospedado no Copacabana Palace”, lembra.

“Tantos anos depois, quando me pediram para fazer uma intervenção, fiquei intrigado diante dessa fachada histórica, gigante e intocável. Então, resolvi tirar partido da transparência das janelas.” Ao longo do dia, a obra — que transforma o visual do prédio de dentro para fora — pode ser conferida de diferentes formas, tanto por hóspedes quanto por transeuntes. “O jogo de cores e sombras é dinâmico, muda de acordo com a ocupação do hotel e o acender ou apagar das luzes nas suítes.

Diretor da Belmond no Brasil, Ulisses Marreiros celebra a novidade e reforça a ligação do hotel, que acabou de completar cem anos, com a arte. “É uma instalação que inclui a cidade. A ideia é que cariocas e turistas possam contemplar o trabalho, olhando de dentro ou de fora”, diz Ulisses. A intervenção permanece até meados de setembro, mês em que acontece a ArtRio.

Fonte: O Globo

Mais notícias

Ver tudo de Notas