
amor sob medida
Doze de junho: como o publicitário João Dória criou o Dia dos Namorados no Brasil
Por Marlyana Lima - Em 12/06/2025 às 1:42 AM

DIa 12 de junho foi a data escolhida para marcar a data no Brasil
Corações, flores, jantares à luz de velas. Se o cenário parece o mesmo, a data muda de país para país. Enquanto boa parte do mundo comemora o amor no dia 14 de fevereiro — o tradicional Valentine’s Day —, no Brasil o amor tem dia marcado: 12 de junho. Mas por que os brasileiros celebram os namorados num mês diferente? A resposta tem pouco a ver com religião ou com o santo casamenteiro celebrado nas festas juninas e muito com criatividade publicitária.
Historiadores apontam que o Dia dos Namorados brasileiro nasceu em 1948, pelas mãos do publicitário João Doria, fundador da agência Standart Propaganda (e pai do ex-governador João Doria Jr.). Na época, ele foi contratado pela loja Exposição Clipper, que enfrentava vendas fracas no mês de junho. Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, Doria propôs criar uma nova data comercial.
Mas por que o dia 12? A escolha recaiu sobre a véspera do Dia de Santo Antônio, figura emblemática na religiosidade brasileira. A associação com o amor já existia no imaginário popular — era o pretexto ideal para embalar corações com apelos comerciais.
A estratégia deu tão certo que, já no ano seguinte, outras regiões começaram a adotar a data. Com o tempo, o Dia dos Namorados se espalhou por todo o país e hoje é a terceira data mais lucrativa para o varejo, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
Tradição de São Valentim
Do outro lado do mundo, o romantismo de fevereiro tem raízes muito mais antigas — e trágicas. O Valentine’s Day, celebrado em países como Estados Unidos, França e Reino Unido, remonta ao século 5.
A versão mais conhecida da história conta que São Valentim, padre cristão de Roma, desafiou o imperador Cláudio II, que havia proibido casamentos para evitar distrações entre soldados. Valentim passou a realizar cerimônias secretas — e, ao ser descoberto, foi preso e condenado à morte. Mas, ele teria se apaixonado pela filha de um carcereiro e, antes de ser executado, escreveu uma carta apaixonada.
Mais tarde, o papa Gelásio oficializou a data como celebração cristã, substituindo um antigo festival pagão chamado Lupercalia, que marcava o início da primavera com rituais de fertilidade.
Faturamento extra no comércio
A criatividade de João Dória não poderiater dado melhores resultados. Esse ano, a data de 12 de junho aliada aos festejos juninos que se estendem por todo o mês, deve render um bom lucro aos comerciantes brasileiros.
Pesquisa recente realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) em parceria com o SPC Brasil para o Dia dos Namorados em 2025 revelou um cenário positivo para o varejo. Segundo o levantamento, cerca de 93 milhões de consumidores em todo o país devem ir às compras nesse período, movimentando aproximadamente R$ 22 bilhões em vendas.
Mais notícias


Reparo automotivo
