aberto ao público

Dragão do Mar: confira a programação na semana de Carnaval

Por Viviane Ferreira - Em 06/02/2024 às 9:52 AM

Musica Nas Estrelas (1)

.

Complexo cultural que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) ligados à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) segue com ampla e diversa programação de fevereiro, parte dela gratuita ou a preços acessíveis. Entre os destaques dos próximos dias, os últimos dias da 10ª Mostra RetroExpectativa, temporadas cênicas no Teatro Dragão do Mar.

A agenda traz ainda, entre outras atrações, sessões lúdicas e atividade gratuita no Planetário e visitações livres ao Museu da Cultura Cearense. No final de semana, o Planetário e o Museu da Cultura Cearense contarão com horário diferenciado. Informações adicionais e novidades podem ser acompanhadas no site do Dragão (www.dragaodomar.org.br).

Cena Ocupa

O Centro Dragão do Mar segue com apresentações de projetos artísticos selecionados a partir da Cena Ocupa, convocatória de ocupação dos espaços do Dragão.

Na quarta-feira (7), Caroline Holanda estreia a temporada de apresentações de “Mapas de Voo”, um espetáculo de cubos que dançam por motivação eólica. Durante a performance, o público é convidado a imergir nas distintas relações entre as formas leves, em suas variações de tamanho, número, cores, posições espaciais e velocidades de deslocamentos. Entre aproximações, distanciamentos, trajetórias retas, circulares, lentas, rápidas, em conjunto ou isoladas, a produção permite que o público observe a dança dos cubos. Os ingressos custam R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, disponíveis no site da Sympla Bileto(site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão.

Na quinta-feira (8), às 19h30, a AFIÁ Coletiva segue com a temporada de apresentações de “Trunqueiras” em fevereiro. A partir da figura da pombagira, entidade feminina comum nos terreiros de Umbanda, mulher transgressora, insubmissa e que valoriza o atrevimento enquanto estratégia de poder, a obra se apresenta como uma experiência multissensorial, através de sons, cheiros, luzes, vibrações e mudanças na temperatura. A dramaturgia e a encenação do espetáculo trazem a poética da terreirada cênica, que são os elos de equivalência aos signos do espaço espiritual do terreiro. Os ingressos estão disponíveis no site da Sympla Bileto e na bilheteria física no Dragão.

Pré-Carnaval Chão da Praça

Nesta quinta-feira (8), às 20h, o Espaço Rogaciano Leite Filho sedia mais um Chão da Praça, comandado pela banda Os Transacionais. A ocasião marca a 8ª edição do bloco, que teve a sua última apresentação em 2020, antes da pandemia. Seguindo a tradição, a banda traz clássicos da vibrante música retrô brasileira, com um repertório repleto de surpresas, desta vez com participação especial do bloco As Gata Pira. O acesso é gratuito e livre ao público.

Cinema

O Cinema do Dragão finaliza a programação da 10ª edição da Mostra Retroexpectativa na quarta-feira (7). Com sessões na sala 2, a mostra traz, em seus últimos dias, sucessos de crítica e público e estreias, além de sessão comentada, sessão seguida da apresentação ao vivo da Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará (UFC), sessões de curtas cearenses, exibição em 35mm e bazar de cartazes. A Mostra traz ainda, entre 5 e 7 de fevereiro, das 10h às 12h, o ciclo de conferências “Cinematografias Trans”, encontros remotos que abordarão personagens e cinematografia trans, além de questões trabalhistas no audiovisual, diálogos conduzidos pela atriz, roteirista, cineasta e dramaturga Noá Bonoba. A participação é restrita a pessoas já inscritas e as inscrições foram encerradas.

O Cinema do Dragão é uma ótima opção para quem quer fugir da folia no feriadão do Carnaval e os destaques da próxima cine semana, com início na quinta-feira (8), são as estreias de “Meu amigo Robô”, de Pablo Berger, e “As Bestas”, de Rodrigo Sorogoyen.

Museus

No sábado (10) e no domingo (11), as exposições em cartaz No Museu da Cultura Cearense (MCC) podem ser visitadas gratuitamente as exposições “Vaqueiros” e “Festa, Baia, Gira, Cura”, de quarta a sexta, das 9h às 18h (último acesso 17h30), e, excepcionalmente neste final de semana do Carnaval, das 14h às 18h (com acesso até as 17h30).

“Vaqueiros” é uma exposição etnográfica que contou com a curadoria de Margarita Hernandez e resultou de pesquisa coordenada pela historiadora Valéria Laena no período de 1998-1999, com equipe multidisciplinar formada por museólogos, antropólogos, historiadores, documentalistas e fotógrafos em expedição pelo sertão cearense. Nela, encontram-se elementos que possibilitam rememorar e reconstruir o que, tradicionalmente, compreende-se como cultura sertaneja.

Já “Festa, Baia, Gira, Cura”, de Jean dos Anjos, com curadoria de Marília Oliveira e Rafael Escócio, apresenta o universo das religiões de matriz afroindígenas. Prorrogada até 14 de fevereiro, a exposição nasceu a partir da historicização dos terreiros e dos festejos de 40 anos do terreiro de Umbanda e Candomblé Cabana do Preto Velho da Mata Escura | Ilé Àsé Ojú Oyá, localizado no bairro Bom Jardim, dirigido por Pai Valdo de Yansã, juntamente da produção artística do antropólogo, fotógrafo e macumbeiro Jean dos Anjos, que há aproximadamente vinte anos documenta, através da fotografia e escritos, a história dos terreiros de Umbanda no Ceará.

Em processo de desmontagem para receber nova exposição, com previsão de abertura em março, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) está temporariamente fechado.

Planetário

Em fevereiro, o Planetário traz novidades na programação de sessões lúdicas sobre Astronomia e Ciências afins. Na quinta (8) e na sexta-feira (9) são ofertadas as sessões “Kaluoka’Hina – O Recife Encantado” (Infantil), às 18h, e “Astronomia Asteca: Entre o Espaço e o Tempo” (sessão juvenil-adulta), às 19h. Excepcionalmente no final de semana do Carnaval, as sessões do final de semana serão encerradas às 19h. Serão ofertadas três sessões, com uma sessão a cada hora: “Kaluoka’Hina – O Recife Encantado” (infantil) às 17h, “Dois Pedacinhos de Vidro” (infanto-juvenil) às 18h, “Astronomia Asteca: Entre o Espaço e o Tempo” (sessão juvenil-adulta) às 19h. Os ingressos para as sessões  podem ser adquiridos no site da Sympla Bileto e na bilheteria física no Dragão.

No sábado (10), às 16h, tem Música nas Estrelas, atividade que traz sessões especiais que combinam projeções em fulldome com trilhas musicais. Desenvolvidas pela equipe do Planetário Rubens de Azevedo, as sessões conduzem o público a uma viagem imaginária pelo tempo e pelo espaço, entre nebulosas, galáxias, constelações, exoplanetas e muito mais, ao som de encantadoras músicas. O acesso é gratuito, sendo necessário retirar convite uma hora antes, na bilheteria do Planetário, sendo disponibilizados 50 lugares por sessão.

Feirinha

Excepcionalmente neste sábado (10), em virtude do Carnaval, não haverá a tradicional feirinha Fuxico no Dragão.

Dragão Encantado

Também por conta do Carnaval, neste domingo (11) não haverá atividades do “Dragão Encantado”.

Mais notícias

Ver tudo de Notas