Arte e cultura

Dragão do Mar divulga programação da semana com atividades diversificadas e espetáculos inéditos

Por Viviane Ferreira - Em 04/10/2023 às 10:30 AM

Miralu1

.

Complexo Cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) inicia o mês de outubro com atividades diversificadas e pulsantes, com ampla programação gratuita ou a preços acessíveis.

Quem pintar por lá, terá a oportunidade de conferir alguns espetáculos inéditos no Teatro Dragão do Mar, além de muitas atrações, exposições, novidades no Cinema do Dragão, shows de artistas cearenses, novas sessões e curso gratuito no Planetário. Informações adicionais e novidades podem ser acompanhadas no site do Dragão.

Cena Ocupa

A 2ª Cena Ocupa, convocatória realizada para a ocupação de espaços do Dragão com propostas artísticas, entre julho de 2023 e março de 2024, continua e traz novidades em outubro.

Neste sábado (7), às 17h, no Teatro Dragão do Mar, a Cyntilante Produções apresenta “João e Maria – A Opereja”, uma adaptação lúdica da Ópera “Hänsel und Gretel”, do compositor alemão Engelbert Humperdinck, para um musical infantil que homenageia a cultura sertaneja por meio de figuras folclóricas, jogos, brincadeiras, ritmos e danças populares nordestinas.

Adaptado a partir da clássica história dos irmãos Grimm, o espetáculo traz personagens populares como o Saci Pererê, Papa-Figo e a Comadre Fulozinha, que participam da aventura de João e Maria. A apresentação traz à tona também uma reflexão sobre a fome, além da moral popularmente conhecida do conto original: não desobedecer os pais e não aceitar nada oferecido por estranhos. A apresentação tem ingressos à venda na página do Dragão na Sympla ou na bilheteria física do Dragão.

No sábado (7) e no domingo (8), às 20h, haverá a apresentação de “Pequenos Contos“. Escrita e dirigida por Daniel Marinho, a peça é uma antologia com pequenas histórias, nos mais inusitados contextos, falando sobre amor e sofrência. É uma comédia musical embalada por grandes sucessos do forró e do sertanejo. Em cena, o elenco cria vários ambientes, onde este turbilhão de sentimentos vem à tona. É amor, é sofrência, é ‘Pequenos Contos’.

25ª Mostra de Teatro do Estudante

Entre os dias 03 e 10 de outubro, sempre às 19h, o Teatro Dragão do Mar recebe a 25ª Mostra de Teatro do Estudante (MTE). O evento é uma realização da Companhia Teatro Movimento, que tem à frente o ator e professor de artes John White. Idealizada em 1995, a MTE busca incentivar a produção artística de alunos de escolas públicas e particulares interessados nas artes cênicas. O evento proporciona um amplo diálogo sobre linguagens teatrais, experimentos e concepções cênicas. As apresentações são gratuitas mediante a doação de 400g de leite em pó.

Na terça-feira (3), o Coral Secult-Bece abre a programação com uma homenagem a Ana Lúcia Vitorino. Em seguida, haverá a apresentação de “Miralu e a Luneta Encantada“, dirigido por Roberta Bernardo. O espetáculo é uma adaptação infanto-juvenil da dramaturgia de Fernando Lira, que versa sobre a importância de praticar o respeito às diferenças estruturais e emocionais do ser humano. O espetáculo aborda os assuntos de maneira lúdica e divertida, com a utilização de malabares, figurinos que envolvem a magia de mostrar e esconder alguns elementos e aspectos cênicos.

Na quarta-feira (4), as atividades se iniciam com uma performance e, na sequência, a apresentação de “Cascavel em Verso e Prosa”, escrita e dirigida por Léo Laxmy e Bruno Monteiro, sendo uma livre adaptação da obra do autor José Cleiton Loureiro. A encenação traz aspectos da história local, suas paisagens e manifestações populares, uma verdadeira ode à cidade de Cascavel.

Na quinta-feira (5), às 19h, no Teatro Dragão do Mar, a programação da MTE segue com o espetáculo “O Cantar das Marés”, dirigido, escrito e produzido por Jair Freitas. Em meio a uma tempestade, um bilhete anônimo anuncia uma chantagem que traz de volta mágoas que reabrem antigas feridas nas almas aflitas de cinco mulheres confinadas em uma casa à beira mar.

Gastronomia

Em uma proposta que integra gastronomia, afroancestralidade, cultura e formação, o Mercado AlimentaCE, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) gerido em parceria com o Instituto Mirante, em parceria com a Secretaria da Igualdade Racial do Ceará (Seir), realiza, nos dias 6 e 7 de outubro, o Ajeumbó: Festival e Seminário de Cultura Alimentar Afroancestral. Com apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, além da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, do Kuya – Centro de Design do Ceará – e do Sesc, parte da programação do evento, composta de mesas redondas, acontecerá no Teatro Dragão do Mar, nesta sexta-feira (6). O acesso é gratuito mediante credenciamento.

Museus

Duas exposições podem ser conferidas no Museu da Cultura Cearense (MCC), com visitas gratuitas de quarta a sexta das 9h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 18h, sempre com último acesso às 17h30. Recentemente aberta, “Festa, Baia, Gira, Cura”, de Jean dos Anjos, com curadoria de Marília Oliveira e Rafael Escócio, a exposição convida o público a imergir no universo das religiões de matriz afroindígenas.

A exposição nasce a partir da historicização dos terreiros e dos festejos de 40 anos do terreiro de Umbanda e Candomblé Cabana do Preto Velho da Mata Escura | Ilé Àsé Ojú Oyá, localizado no bairro Bom Jardim, dirigido por Pai Valdo de Yansã, juntamente da produção artística do antropólogo, fotógrafo e macumbeiro Jean dos Anjos, que há aproximadamente vinte anos documenta, através da fotografia e escritos, a história dos terreiros de Umbanda no Ceará. Também segue em cartaz “Vaqueiros”, exposição de longa duração que conduz os visitantes a um passeio pelo universo sertanejo, apresentando itens, espaços e práticas que remetem à cultura dos vaqueiros.

No Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), a exposição imersiva “Terra de Gigantes”, com curadoria de Daniel Lima traz uma verdadeira experiência imersiva para o público. Com uma perspectiva afroameríndia e suporte tecnológico, a exibição divide-se em cenas interativas que apresentam performances, entrevistas e criações audiovisuais. Um passeio no escuro em que o espectador ativa, através de sensores óticos, diferentes cenas. As visitas também podem ser feitas de quarta a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até as 17h30).

Cursos gratuitos

Via Projeto Acesso, o Museu da Cultura Cearense (MCC) segue com o curso gratuito “Introdução à Língua Brasileira de Sinais“, formação que acontece às terças e quintas, até 26 de outubro, das 14h às 17h, na Escola Porto Iracema das Artes. A participação é restrita a pessoas inscritas confirmadas (inscrições já encerradas).

Planetário

O Planetário Rubens de Azevedo segue com sessões lúdicas sobre Astronomia e Ciências afins de quinta a domingo. Na quinta (5) e na sexta (6) são ofertadas as sessões “ABC do Sistema Solar” (Infantil) às 18h e “Explore – Da Astronomia dos Povos Antigos às Viagens Espaciais” (juvenil-adulto) às 19h. No final de semana, a programação é ampliada, sendo ofertadas, a partir das 17h, quatro sessões: “ABC do Sistema Solar” (sessão infantil), “Kaluoka’hina” (sessão juvenil-adulta), “Passaporte para o Universo” (juvenil-adulto) e “Explore – Da Astronomia dos Povos Antigos às Viagens Espaciais” (sessão juvenil-adulta), uma a cada hora. Os ingressos para as sessões custam R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, podem ser adquiridos no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão.

No sábado (7), o Planetário Rubens de Azevedo realiza mais uma aula gratuita do Curso Popular de Astronomia, com turmas às 14h30 e 15h30, sobre “Eclipses Solares”, formação ministrada pelo professor Nicolas Camilo. Limitadas a pessoas com idade mínima de 12 anos, as inscrições serão abertas nesta quarta-feira (4), a partir das 12h, no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou diretamente na página do Planetário (www.planetariorubensdeazevedo.com.br), com limite de 50 vagas por turma.

Cinema

O Cinema do Dragão traz, a partir desta quinta-feira (5), as estreias de ‘Terra de Deus’, dirigido por Hlynur Pálmason e ‘Um Filme de Cinema’, de Thiago B. Mendonça. Outra novidade é a exibição de ‘Retratos Fantasmas’, de Kleber Mendonça Filho, em película de 35mm. Os ingressos para as sessões podem ser adquiridos na bilheteria física ou na bilheteria virtual (ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao).

Música

Na sexta-feira (6), a partir das 19h30, no Anfiteatro Sérgio Motta, dois novos talentos cearenses selecionados na 2ª edição da convocatória Cena Ocupa, via programa Polifonias, fazem apresentação gratuita: a performer Moon Kenzo apresenta “Sinapses Amargas”, seguida do show “Gira do Tempo”, da cantora e percussionista cearense Ercília Lima. Com duração de 60 minutos cada, as apresentações são gratuitas e livres.

“Sinapses Amargas” é uma performance baseada na representação verdadeira e relevante de corpos dissidentes, que abraça canções lírico-narrativas que passam pelo R&B, Soul, Lo-fi Hip Hop, Vaporwave, etc. Já o “Show Gira do Tempo” é um espetáculo que convida o público a passear pelos ritmos da cultura popular afro-brasileira, tendo o Tambor como elemento principal. Sambas, cocos, maracatus, bois e ijexás são alguns dos ritmos apresentados num repertório que mescla músicas brasileiras consagradas, canções autorais, composições de parceiros artísticos, como Babi Guedes, Ninno Amorim e Alan Mendonça. Além destes, somam-se artistas de projeção nacional que influenciam seu fazer musical, como Mariene de Castro, Juçara Marçal e Mateus Aleluia.

Da ponte pra cá

No sábado (7), às 18h, o Espaço Rogaciano Leite Filho sedia a “Mostra Novos Olhares”, projeto do Movimento Orquídeas, da comunidade do parque Santana do Mondubim, que tem como objetivo levar ao palco as expressões artísticas da comunidade, além de demonstrar a importância da valorização da cultura e da arte. Na ocasião, os artistas apresentarão seus trabalhos desenvolvidos na comunidade, compartilhando seus talentos, suas vivências, seu cotidiano, suas referências e identidades, através da dança, música, do teatro, das artes marciais, dentre outros. O acesso é gratuito e livre ao público.

Feirinha

Também no sábado, mais uma feirinha Fuxico no Dragão reúne expositores de produtos criativos e artesanais, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar.

Dragão Encantado

Seguindo com uma programação especial para a criançada aos domingos, o “Dragão Encantado” traz, além das atividades lúdicas do Brincando e Pintando, no domingo (8), a partir das 17h, na Praça Verde, a contadora de histórias, professora de artes e teatro Ana Patrícia Moura, que apresenta “Histórias de Senhor Vento”. A contação resgata a tradição oral brasileira, a ancestralidade e causos divertidos e fantasiosos, que tecem o repertório da narradora. A contação integra o programa Cena Infantil da convocatória Cena Ocupa. O acesso é gratuito e livre.

Performance

No domingo (8), às 17h, no Espaço Rogaciano Leite Filho, haverá a performance “O Mar Sustenta”, que integra a 2ª Cena Ocupa, na categoria Entre Performance. O projeto de Rayssa Pessôa apresenta o diálogo entre os mares e rios no contexto de alerta sobre a possível extinção do ecossistema marinho e consequentemente a escassez dos recursos naturais do planeta Terra. A performance demonstra e denuncia atitudes que maltratam e degradam o meio ambiente, principalmente o rio e o mar. Com duração média de 40 minutos, a programação é gratuita e livre ao público.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas