SUPERVISÃO AMÉRICA DO SUL

Engenheiro civil Henrique Vasconcelos eleito diretor do Rotary Internacional

Por Marcelo - Em 23/06/2023 às 3:22 PM

O engenheiro civil e empresário Henrique Vasconcelos foi eleito diretor do Rotary Internacional e no dia 1º de julho assumirá oficialmente o cargo, durante uma concorrida solenidade a ser realizada no Hotel Praia Centro, em Fortaleza, a partir da 19h30, quando haverá também a transmissão de cargo de muitos presidentes de clubes, e do governador do Distrito 4490, Fernando Nunes, que engloba os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Quem estará presente ao evento é o seu antecessor, o Júlio César Silva Santisteban, que é chileno.

Henrique Vasconcelos é o segundo diretor cearense do Rotary Internacional

Ele destacou que acima do cargo de diretor, há apenas um em todo o mundo, que é o de presidente do Rotary Internacional. Em uma solenidade realizada em Melbourne, durante a Convenção Mundial, que recebeu representantes do clube de todo o mundo – foi empossado no cargo. Atualmente, existem cerca de 50 mil clubes com 1,6 milhão de associados. A sede do Rotary Internacional fica localizada em Chicago.

O board de diretores do clube é formado por 17 pessoas, dentre todos os seus associados, e esta é a segunda vez que um cearense assume uma dessas diretorias. “Aconteceu com o Raimundo Oliveira Filho, há 54 anos, e agora eu vou assumir a função, que implica em tomar decisões sobre a nossa organização no mundo inteiro e sobre a Fundação Rotária, que é a quarta maior do nosso clube no mundo”, explica.

Ele destaca que outra atividade importante que vai desempenhar é a de supervisionar a região da América do Sul que envolve oito países. “Terei a responsabilidade de definir ações a serem realizadas no Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Equador, que estarão na minha agenda. Como meta, vai trabalhar o desenvolvimento do quadro associativo; na Fundação Rotária, ampliar o combate à poliomielite, que reduziu o número de casos a quase zero e, hoje, há registro de cinco casos no Afeganistão e no Paquistão”, salienta.

Henrique recebe total apoio de sua esposa, Renata Vasconcelos

Henrique destacou que nos anos 70 havia cerca de 370 mil casos no mundo e, hoje são apenas cinco. Graças a um forte trabalho do Rotary Internacional em parceria com a Organização Mundial de Saúde, ONU e Unicef. Somente a Fundação Bill e Melinda Gates já realizou a doação de mais de US$ 1,8 bilhão apenas para o clube investir em vacinas de combate à polio em todo o planeta. Junto com sua esposa, Renata Macêdo Vasconcelos, ele realizar um forte trabalho neste sentido. “Ela é meu suporte e me dá total apoio nas ações do Rotary”.

“Nosso trabalho é de fazer amizades – networking -, mas também atuar junto à comunidade. Inclusive, nos últimos três anos fizemos a doação de duas UTIs pediátricas para o Hospital Geral de Fortaleza; estamos com uma van com atendimento odontológico circulando por várias comunidades da Capital e interior. Na pandemia doamos 150 capacetes Elmo para hospitais do Ceará, Piauí e Maranhão, 50 para cada estado, e outros projetos na área educacional”, destaca Henrique Vasconcelos.

Mais notícias

Ver tudo de IN News