Arte e xilogravura

Exposição ‘O vulcão do meu peito explodiu’ chega à Embaixada do Brasil em Berlim

Por Lorena Cabral - Última Atualização 29 de abril de 2024

A exposição “O vulcão do meu peito explodiu”, de Francisco de Almeida, inicialmente concebida para o Espaço Tula Pilar Ferreira, da Biblioteca Mário de Andrade, e agora apresentada na Embaixada do Brasil em Berlim, marca não só a estreia do artista em exposições individuais em São Paulo, mas também sua primeira mostra individual no exterior. Ela traz um conjunto de sete obras inéditas idealizadas para este contexto, apresentadas como uma instalação suspensa em diálogo com o entorno da embaixada, conferindo leveza à sua representação de elementos sacros e profanos, com janelas e jardim ao fundo como complemento pictórico.

As demais obras selecionadas para esta mostra propiciam ao público uma imersão não somente na produção artística de um dos maiores expoentes da arte contemporânea do Ceará, mas também em suas narrativa e escrita singulares, as quais extrapolam o formato original do cordel e se materializam em trabalhos que enfatizam elementos da cultura popular, ao mesmo tempo em que os transpõem para a arte contemporânea. Tanto a técnica da xilogravura quanto a materialidade de sua impressão sobre o papel, acompanhadas pela escrita, são características do trabalho de Francisco de Almeida.

A xilogravura é uma técnica que tem suas raízes na Antiguidade, mas continua a ser apreciada e inovada constantemente como uma forma de arte única e tem um lugar significativo no mundo da arte contemporânea, com artistas experimentando novas abordagens e técnicas para explorar suas possibilidades expressivas. A obra de Francisco de Almeida, em diálogo com trabalhos dos(as) artistas Ilya & Emilia Kabakov, Markus Lörwald, Kiki Smith e Hirosuke Yabe, também se têm dedicado à xilogravura ou à materialidade que a norteia. De forma coletiva, as obras aqui expostas exemplificam a diversidade dessa técnica e da madeira como suporte artístico.

Serviço:

Vernissage com a presença de Francisco de Almeida e Markus Lörwald:
Data e horário: quinta-feira (2 de maio), às 19h
Entrada: gratuita, registro necessário por meio do LINK

Exposição:
Datas e horários: de segunda-feira (6 de maio) à sexta-feira (5 de julho), das 10 às 17h
Entrada: gratuita, sem necessidade de inscrição.

Visitas guiadas:
Datas e horários: sexta-feira (3 de maio) às 15h com os artistas Francisco de Almeida e Markus Lörwald, a curadora Tereza de Arruda e Mike Karstens, gravador, editor e galerista;
Quando: sexta-feira (24 de maio) às 16h com a curadora Tereza de Arruda
Quando: terça-feira (4 de junho) às 11h com a curadora Tereza de Arruda

Embaixada do Brasil
Wallstraße 57, 10179 Berlim

Curadoria: Tereza de Arruda
Apoio: Embaixada do Brasil em Berlim
Empréstimos:
Obras de Francisco de Almeida – Galeria Leonardo Leal, Galeria Almeida e Dale e Coleção Vilsmeier & Linhares
Obras de Ilya & Emilia Kabakov, Markus Lörwald, Kiki Smith – Mike Karstens

 

Mais notícias

Ver tudo de Agenda